UPA da Barra é referência em rede de Alta e Média Complexidade da Saúde

24/11/2021 12:57:00 - Jornalista: Márcio Siqueira

Foto: Rui Porto Filho / Arquivo Secom

As equipes da unidade são compostas por três médicos e oito profissionais de enfermagem

Referência em atendimentos de urgência, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Barra complementa os polos da rede de Alta e Média Complexidade da Saúde do município que é referência em assistência à população.

Através da Classificação de Risco preconizada pelo Ministério da Saúde, os atendimentos na unidade são realizados de acordo com prioridades definidas pelas equipes que são compostas por três médicos e oito profissionais da Enfermagem, capacitados para assegurar acolhimento às pessoas que procuram atendimento através da recepção. As equipes garantem tratamento adequado aos pacientes internados e acompanham também casos de transferência para unidades de emergência da rede municipal, como o Hospital Público Municipal.

A UPA da Barra segue, também, como referência para pessoas que apresentam sintomas gripais, de acordo com o protocolo de triagem do paciente da COVID-19, com a realização de testes de antígeno, medicação e indicação para isolamento.

A rede de Alta e Média Complexidade de Macaé conta ainda com o Hospital Público Municipal (HPM), o Hospital Público Municipal da Serra (HPMS), a UPA do Lagomar, o Pronto Socorro Municipal do Parque Aeroporto e o Pronto Socorro Municipal da Imbetiba.