“V Diálogos em Educação” reúne pedagogos

08/05/2019 15:30:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Divulgação

Encontro reuniu cerca de 150 profissionais na Cidade Universitária

O “V Diálogos em Educação” foi realizado para cerca de 150 professores orientadores pedagógicos e educacionais, nesta quarta-feira (8), no auditório Claudio Ulpiano, bloco A, da Cidade Universitária. O encontro mostrou a missão da Secretaria Municipal de Educação no desafio diário de garantir o direito à alfabetização aos 6 mil alunos que estão nos 1º e 2º anos. Foi esta a ênfase deste quinto encontro que fortalece a prática cotidiana colaborando diretamente para a qualidade do ensino e a consequente promoção da pessoa humana.

O evento retomou a meta alfabetização e, metodologicamente, mostrou que sempre há a preocupação por parte da secretaria de levar às discussões o que acontece em Macaé com o que vem acontecendo para além do município. Foram ministradas palestras sobre “A Pedagogia da Autonomia e a Disponibilidade para o Diálogo em Tempos de Mudança”, com Ivânia Ribeiro, professora macaense, mestre em Educação pela PUC-RJ e graduada em Letras pela Fafima onde leciona; e “O Lugar da Consciência Fonológica – Fluência Leitura/Escrita/Leitura – no Processo de Ensino da Língua Materna”, com Renata Rossi Fiorim Siqueira, mestranda em Educação pela Universidade de São Paulo, especialista em Alfabetização pelo Centro de Estudos da Escola da Vila e graduada em Pedagogia.

“Momentos como este reenergizam os profissionais da Educação. É preciso que a gente valide nossas experiências e amplie com novas escutas e novas trocas fazendo parcerias das ações como educadores”, destacou a superintendente do Ensino Fundamental e Médio da rede pública municipal, Balade Ayala.

Ela enfatizou que os “Diálogos” começaram em 2017 e o objetivo é promover interação com as ações dos orientadores que atuam nas escolas privilegiando temas que vão ampliar o repertório do conhecimento para que a prática seja atualizada. O evento é realizado pela Superintendência do Ensino Fundamental e Médio, através das Coordenações de Orientação Educacional e Pedagógica.

Como acontece em todo encontro, no final, foi feita uma avaliação das impressões que vão contribuir para o planejamento do próximo “Diálogos”.