Vacinação antirrábica prossegue esta semana em Macaé

20/10/2014 16:43:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Juranir Badaró

A vacinação aconteceu nesta segunda-feira (20) no bairro Lagomar

A vacinação antirrábica para cães e gatos, promovida pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde de Macaé, prossegue nesta terça-feira (21), no bairro Lagomar, de 9h às 16h. Nesta segunda-feira (20), a equipe imunizou 1.052 animais, até o início da tarde.

A campanha é destinada aos cães e gatos a partir dos quatro meses de idade. O coordenador do CCZ, Ramon Bouças, ressalta que, só neste primeiro dia, no Lagomar, o quantitativo quase superou o total do ano passado, que foi de 1.177 animais imunizados. Foram montados três pontos de vacinação no bairro.

Ramon alerta aos donos que a vacina é importante para garantir a saúde dos animais de estimação e proteger a própria família de uma possível transmissão da raiva.

A orientação do CCZ é de que os animais doentes, em tratamento e debilitados deverão aguardar a recuperação. O mesmo vale para as fêmeas prenhas. Para a vacina ser aplicada é necessário levar a caderneta do animal, que deverá estar devidamente acompanhado de um adulto.

Raiva - A raiva é transmitida quando o vírus existente na saliva do animal infectado entra no organismo. Quando uma pessoa é atacada pelo animal com mordida, arranhadura e até lambedura a doença pode ser transmitida, o que pode levar o paciente à morte. A vacina antirrábica é para combater a raiva.

Os sintomas são espasmos musculares, ansiedade extrema e convulsões. A morte ocorre em 100% dos casos.



Programação:

21/10 - Lagomar - Av. W05, esquina com W12

21/10 - Lagomar - Av. W05, esquina com W20 (Ao lado da UPP)

21/10 - Lagomar - Av. W05, esquina com W28

22/10 - Engenho da Praia - Av. Lagomar

22/10 - São José do Barreto - Campo de Futebol

23/10 - Ajuda de Cima - Ponto final

23/10 - Santo Amoro - Itaparica

24/10 - Ajuda de Baixo - Ao lado da subestação

24/10 - Bosque Azul e Verdes Mares - Entrada do Bosque Azul


Fotos Relacionadas