Vacinação contra HPV: saúde amplia público-alvo

21/08/2017 14:48:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Bruno Campos

Pessoas de 15 a 26 anos podem se vacinar

Atualizado em 21/08/2017 - 17:15

Um novo grupo já pode estar atento à vacinação contra HPV. Nesta segunda-feira (21), a Secretaria de Saúde, em parceria com a Escola Técnica José Rodrigues da Silva, começou a imunizar pessoas de ambos os sexos na faixa etária de 15 a 26 anos. A iniciativa, que segue orientação do governo federal, acontece até sexta-feira, das 9h às 16h, no Teatro Municipal de Macaé, com apoio da Secretaria de Cultura. No espaço, meninas de nove a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos continuam sendo vacinados.

Até o final do dia, 357 pessoas foram vacinadas. O objetivo é a prevenção contra o câncer de colo de útero, quarta maior causa de morte entre as mulheres no Brasil. Nos homens protege contra os cânceres de pênis, orofaringe e ânus. Além disso, previne mais de 98% das verrugas genitais.

De acordo com a gerente de Vigilância em Saúde, Ana Paula Dal-cin, para o novo grupo de 15 a 26 anos, a orientação é o esquema vacinal com três doses, com intervalo de zero, dois e seis meses. Para quem a vacina já era indicada, a recomendação são duas doses, com seis meses de intervalo.

"O ideal é que a pessoa fique imune antes de iniciar sua atividade sexual, porém, como ainda estamos com doses em estoque, resolvemos ampliar o público-alvo. Para esta ação, disponibilizamos 400 doses. É preciso tomar todas as doses conforme a idade para a pessoa estar imunizada", frisa a gerente de Vigilância em Saúde, acrescentando que o município já aplicou cerca de 1,8 mil vacinas desde o início da campanha, em junho.

Para o vendedor Luís Gustavo Silva Gemino, 26 anos, a ampliação é fundamental. "A medida contribui para os homens e mulheres da nossa idade, com a prevenção de doenças", ressalta.

A enfermeira Dilvani Santana Dias afirma que 40 alunos da Escola Técnica José Rodrigues da Silva participam da ação. Ela acrescenta que os estudantes também realizam a aferição da pressão e fornecem orientações sobre a vacina em outros dois pontos da cidade: Praça Veríssimo de Melo e calçadão da Avenida Rui Barbosa, em frente à Sociedade Musical Nova Aurora.

HPV

O HPV é um vírus que pode causar câncer do colo do útero e verrugas genitais. Ele é altamente contagioso e a sua transmissão acontece, principalmente, pelo contato sexual.

A vacina distribuída no SUS é quadrivalente, ou seja, protege contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18). Dois deles (6 e 11) estão relacionados com o aparecimento de 90% das verrugas genitais. Os outros dois (16 e 18) estão relacionados com 70% dos casos de câncer do colo do útero.

Além da vacina, a prevenção contra esse tipo de câncer também continua envolvendo o exame Papanicolau, que identifica possíveis lesões precursoras do câncer que, tratadas precocemente, evitam o desenvolvimento da doença.

Outras informações pelo telefone da Casa da Vacina: (22) 2796 1622.


Fotos Relacionadas