Vereadores Mirins têm 'Visita Guiada' no Solar dos Mellos

11/08/2017 17:03:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Rogério Peccioli

Programação atende instituições de ensino e público em geral

Os projetos do Solar dos Mellos 'Visita Guiada' e 'Lugares de Memória' já recomeçaram após as férias de julho. Nesta quinta-feira (10), o Museu da Cidade, que enaltece e valoriza Macaé, recebeu no período da tarde vereadores da Câmara Juvenil. Na parte da manhã, estiveram lá também 50 alunos da Escola Municipal Zelita Rocha de Azevedo, do Parque Aeroporto.

A assessora da Câmara Municipal de Macaé, Carine Passos, disse que o objetivo da Câmara Juvenil é promover a consciência e a cidadania política da juventude. Os vereadores mirins, com idades entre 12 e 16 anos, têm a função de um vereador de "verdade". Fazem projetos de lei, requerimentos e indicações sobre problemas e sugestões de suas escolas e seus bairros.

- Para os vereadores mirins estar no Solar dos Mellos certamente lhes dará maior conhecimento da história da cidade e mais autonomia para pensar a função deles - diz Carine.

Mais conhecimento de Macaé para os vereadores mirins

De acordo com a vereadora mirim Kailane Costa, de 13 anos, do Colégio Olga Benário Prestes, saber mais sobre Macaé é muito importante e a visita ao Solar deveria ser mais comum para toda a rede municipal de ensino.

- Gostei de mergulhar no conhecimento sobre César Mello, ex-proprietário do Solar dos Mellos, e sobre Motta Coqueiro, último condenado à forca no Brasil, - disse.

Já a vereadora mirim Clara Ferreira, de 13 anos,da Escola Estadual Municipalizada Maria Letícia Santos Carvalho, afirmou que como membro da Câmara Juvenil, a visita colaborou para seu entendimento da cidade. "Todos precisam aprender sobre a história de Macaé", avalia.

A história da cidade mais valorizada

O coordenador dos projetos 'Visita Guiada' e 'Lugares de Memória', o historiador Bruno Rodrigues, disse que qualquer instituição de ensino pode ter acesso aos projetos, telefonando e agendando no número (22) 2759-5049.

A 'Visita Guiada' consiste numa visitação ao Solar dos Mellos - Museu da Cidade de Macaé. Na ocasião, vereadores mirins e estudantes conheceram quatro lendas de Macaé e assistiram vídeo sobre Educação Patrimonial. Também absorveram conhecimentos sobre Síntese Geo Histórica de Macaé, com conteúdos da cidade nas épocas da colônia, império e república e se inteiraram sobre a exposição da Casa sobre a vida de Motta Coqueiro.

Todas as terças e quintas-feiras, entre 9h e 11h e 14h e 16h, realizam-se as 'Visitas Guiadas'. Já o projeto 'Lugares de Memória' acontece todas as quartas-feiras, no mesmo horário. Este baseia-se em tour histórico, turístico e cultural pelo Solar, Forte Marechal Hermes e Igreja de Sant'Anna.

O conteúdo do projeto 'Visita Guiada' é resultado de muita consulta realizada pelos pesquisadores do Solar dos Mellos. Eles estudam acervos documentais, constituídos por fontes primárias como documentos eclesiásticos e cartoriais, e fontes secundárias, compostas por fotografias, recursos bibliográficos e jornalísticos.


Fotos Relacionadas