Vigilância Sanitária orienta sobre manipulação de água potável

04/10/2018 16:51:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Maurício Porão

Capacitação tem como foco minimizar o risco à saúde da população

Para minimizar o risco à saúde da população, por meio de doença e veiculação hídrica, a Coordenação Especial de Vigilância Sanitária (Covisa) promoveu o curso de Capacitação em Vigilância Sanitária em Solução Alternativa Coletiva (SAC). As aulas aconteceram nesta quinta-feira (4), na sede da coordenadoria, e foram direcionadas aos vigilantes sanitários.

As doenças de veiculação hídrica são aquelas transmitidas por meio de microrganismos patogênicos que têm sua origem, desenvolvimento ou reprodução ligada à água, como hepatite.

O responsável pelo setor de saneamento, Denilson Joaquim e a bióloga Marina Goulart, ambos funcionários da Covisa, ministraram o curso que teve como abordagem a Unidade de Tratamento de Água Potável em Manancial Subterrâneo.

Dentre os temas ministrados no curso estiveram: assuntos concernentes a mananciais subterrâneos e seus aproveitamentos por poços artesianos e sobre tratamento de água para consumo humano, além de outros pontos devidamente analisados.

"Deve-se verificar se a água não tem característica diferente, como odor; ao receber caminhão pipa é preciso observar se este é autorizado pela Covisa. A qualquer suspeita o cidadão deve entrar em contato com a Cedae ou Covisa", orienta Denilson Joaquim.


Fotos Relacionadas