Vigilância Sanitária realiza mais uma capacitação com ambulantes

09/10/2018 11:58:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Divulgação

Ambulantes recebem informações sobre segurança alimentar

A Coordenadoria Especial de Vigilância Sanitária (COVISA) realizou, na semana passada, mais uma capacitação em “Boas Práticas nos Serviços de Alimentação” com os trabalhadores informais que atuam no município. O objetivo da capacitação é orientar os ambulantes quanto aos padrões de higiene necessários para garantir a segurança alimentar, visando à saúde do consumidor.

Esta habilitação é parte do processo de cadastramento dos ambulantes junto à Fiscalização de Posturas e necessário para que eles consigam obter o Certidão de Regularidade Sanitária de Ambulantes (CRSA) emitido pela coordenadoria.

Durante este ano, cerca de 250 ambulantes já foram capacitados pela COVISA, sendo no momento da aula informados das regras e medidas que devem ser seguidas pelos trabalhadores que oferecem serviço de alimentação. Cuidados na limpeza do local de trabalho e como manusear corretamente os alimentos foram alguns dos assuntos tratados.

“Muitas pessoas enxergam a Vigilância Sanitária somente como um órgão regulador e fiscalizador, porém, nos últimos anos temos nos aproximado mais da população e setor regulado, com o intuito de divulgar a eles a educação sanitária e os riscos que o não cumprimento da legislação causam a todos”, explica o Coordenador Especial de Vigilância Sanitária, Bruno Paes.

No término, todos os participantes recebem o certificado de conclusão, para que fique exposto no seu local de trabalho. Quem já participou do curso garante que o Certificado tem sido um diferencial para seu comércio.

A Coordenadoria Especial de Vigilância Sanitária também realiza o trabalho de educação sanitária em outras áreas, tais como: “Boas Práticas em Manipulação de Alimentos”; “Boas Práticas em Hotéis e Pousadas”; “Boas Práticas em Salão de Beleza”; “Biossegurança em Odontologia”; “Ações de Saneamento Básico em Domicílios”; “Operador de Veículos Transportadores de Água Potável – Caminhão Pipa”; entre outras.

Outras informações, dúvidas, sugestões ou reclamações poderão ser solicitadas através do telefone 2762-0935, e-mail visa@macae.rj.gov.br, ou na própria sede da Coordenadoria, localizada na Rua José de Aguiar Franco, 2150, bairro Costa do Sol.