VII Dia de Conscientização do Pontal escolhe nova logomarca

16/03/2005 11:42:50 - Jornalista:

O VII Dia de Conscientização do Pontal irá comemorar o Dia Mundial da Água (22), em Macaé, com uma semana de atividades, que vão acontecer do dia 17 a 23 de março. O evento é promovido anualmente pelas secretarias de Meio Ambiente e de Educação, como parte do projeto Conhecer para Preservar. O Dia de Conscientização do Pontal é uma atividade que se propõe a sensibilizar as comunidades ribeirinhas sobre a problemática do lixo doméstico e sua relação com a poluição da água e o meio ambiente em geral. Pela sétima vez consecutiva é realizado no Iate Clube de Macaé, onde funciona atualmente a Escola Municipal de Pescadores.

No Dia de Conscientização do Pontal é realizada a Gincana Ambiental, que tem como tarefa antecipada a elaboração de duas propostas para a logomarca utilizada na divulgação do evento subseqüente. A logomarca vencedora no ano passado é de autoria de William de Lima, 13 anos, aluno do Ciep Nova Holanda. A grande campeã da gincana foi a Escola Municipal Samuel Brust. Na avaliação, são julgados também o comportamento e o desempenho dos grupos durante as provas, atribuídas a temas relacionados ao lixo doméstico e à Bacia Hidrográfica do Rio Macaé.

O evento contará este ano com três mil participantes, entre estudantes, grupos de terceira idade, membros de associações de moradores e projetos sociais, além do pessoal de apoio, que se dedica ao monitoramento dos grupos. O tempo de duração da gincana ambiental é de uma hora e 40 minutos para cada grupo, de 50 integrantes. Todos seguem o mesmo roteiro percorrendo oito tendas, onde são apresentadas pequenas palestras, esquetes teatrais e exposições. Tudo isso diante de uma das paisagens mais bonitas da cidade: o encontro do rio e o mar.