Violência contra as mulheres é tema de ação especial

23/11/2021 13:38:00 - Jornalista: Carla Cardoso

Nos “16 dias de ativismo” serão oferecidas muitas atividades voltadas ao público feminino

A luta pelo fim da violência contra as mulheres ganha mais um aliado: a ação “16 dias de ativismo: uma vida sem violência é um direito das mulheres”, que tem início nesta terça-feira (23) com diversas atividades em Macaé. A ação faz parte de uma campanha internacional pelo fim desta violência, com encerramento das atividades em 10 de dezembro. Neste dia será encerrada a Semana dos Direitos Humanos. Para participar, das rodas de conversa, basta solicitar o link através do e-mail: ceam@macae.rj.gov.br.

A iniciativa é do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), em parceria com o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM). A abertura da programação nesta terça, às 9h, contou com uma roda de conversa em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, com o tema: “Respeito não tem cor, tem consciência!”.

As convidadas do dia foram: Miriam Amaral Queiroz (assistente social, conselheira do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e Vice Presidente da UNEGRO) e Zoraia Braz Sobrinho Dias (oficial da Reserva PMERJ, Educadora, membra da Rede de Mulheres Negras RJ).

A próxima atividade será nesta quinta-feira (25), às 9h, com a apresentação do Grupo de Trabalho da Rede de Proteção e Atendimento à Mulher, “Apresentação do Dossiê Mulher 2021 e alguns números da violência contra a Mulher no município de Macaé”. A expositora do dia é Elisangela Oliveira dos Santos, integrante do Núcleo de Estudos ISP Mulher (Instituto de Segurança Pública).

Já na próxima segunda-feira (29), às 14h, será promovida a Roda de Conversa “Rede de Proteção: Construindo relações de cuidados para indivíduos e famílias em situação de violência e outras formas de violações de Direito”. As convidadas são: Conceição de Maria, Coordenadora de Políticas Sociais e Igualdade, Tayse Marinho - Coordenadoria de Gênero e Fabiana Barros - Coordenadora da Proteção Básica.

Encerrando o mês, no dia 30, às 9h, será promovida a ação Dia Laranja “Pelo fim da violência contra Mulheres e Meninas”, com a oficina: “Precisamos falar sobre relacionamento Abusivo”. Quem vai falar sobre o tema é Barbara Breder, do departamento de psicologia UFF/ESR, Coordenadora do laboratório de psicanálise política, cultural e estudos de gênero – LPPCEG. Para participar desta atividade, basta solicitar o link pelo e-mail: espacomulhercidada@macae.rj.gov.br.

Semana dos Direitos Humanos

Dentro da programação dos 16 dias de ativismo, a Semana dos Direitos Humanos será promovida no mês de dezembro, por meio de uma parceria entre a Coordenadoria Geral de Políticas para as Mulheres, Coordenadoria de Políticas Sociais e Igualdade, Coordenadoria de Gênero e a Coordenadoria de Acessibilidade e Coordenação de Proteção Básica, vinculadas a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade.

Na programação, teremos a Roda de Conversa: “Direitos Humanos para quem e para quê?”, nos dias: 07, às 10h – CRAS Barra; 08, às 10h – CRAS Serra; 09, às 8h – Centro Pop e no dia 9, às 10h – CRAS Botafogo. Já no dia 10, às 15h, a ação social “Direitos Humanos para quem e para quê?” será oferecida na Praça Veríssimo de Mello.

Serão oferecidos nesta ação, os seguintes serviços: Isenção para 2ª via de documentos (Identidade, Certidão de Casamento, Certidão de Nascimento) em parceria com a Fundação Leão XIII; Orientações com a equipe da Odontologia do CEO – Coordenadoria Especial de Odontologia (SEMUSA); Inclusão, cadastramento e/ou atualização no CADÚNICO com a equipe do CRAS; Orientações com a Coordenadoria de Gênero e Centro de Referência LGBTQIA+ de Cabo Frio; Aferição de pressão e glicose com os alunos do Curso Técnico José Rodrigues.

Também fazem parte dos trabalhos oferecidos no local, a coleta de eletrônicos e pilhas com a conscientização do descarte realizado pela equipe da Secretaria de Ambiente; Orientação jurídica, psicológica e Cálculo IMC (Cálculo de Massa Corporal) realizado pelos alunos da Universidade Estácio de Sá; Orientações nutricionais com a equipe do CATAN (SEMUSA); Orientação sobre formulação de currículo, e balcão de emprego, 2ª via de documentos, com a equipe da Secretaria de Trabalho e Renda, entre outros serviços.

Esta iniciativa é realizada em parceria entre: Coordenadoria Geral de Políticas para as Mulheres, Coordenadoria de Políticas Sociais e Igualdade, Coordenadoria de Gênero e a Coordenadoria de Acessibilidade, vinculadas à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade.

Contatos:

Coordenadoria Geral de Políticas para as Mulheres - CEAM – Centro Especializado de Atendimento à Mulher Pérola Bichara Benjamim - Endereço: Rua São João nº 33, Centro – Macaé/RJ - Telefone (s): (22) 2796-1045 / (22) 99817-0976 - E-mail: ceam@macae.rj.gov.br

Espaço Mulher Cidadã Erosita França Leclerc - Endereço: Rua São João nº 33, Centro – Macaé/RJ - Telefone: (22) 2796-1149. E-mail: espacomulhercidada@macae.rj.gov.br.


Fotos Relacionadas