Visconde e Córrego do Ouro recebem projeto cultural de ônibus teatro

10/01/2018 14:45:00 - Jornalista: Assessoria de Imprensa

Foto: Divulgação

Apresentações serão neste sábado (13) e domingo (14)

O projeto 1001 Espetáculos, da Spiral Criativa e do Instituto JCA, apresentará dois espetáculos na praça do Córrego do Ouro e outros dois na praça do Visconde neste sábado (13) e domingo (14). O diferencial é que as peças serão encenadas em um ônibus. A prefeitura apoia a programação.

Para quem gosta de teatro é uma boa oportunidade para levar a família e se divertir. A indicação é livre. Os espetáculos são gratuitos e contam com autodescrição e libras. É necessário chegar com 30 minutos de antecedência para garantir lugar.

No sábado (13), na praça de Córrego do Ouro, às 11h, a Cia Chirulico apresentará o espetáculo "Cantigas, Cantirolas e Palhaçadas"; às 15h, Fabiano Freitas encenará "Circo a Céu Aberto".

No domingo (14), na praça do Visconde, às 11h, a Cia Chirulico apresenta o espetáculo "Gran Pequeno Circo Chirulico"; às 15h será a vez da Cia Chirulico com "Cortejo".

Programação incentiva desenvolvimento cultural

O 1001 Espetáculos, projeto cultural de ônibus teatro, nasceu em 2017 e irá percorrer as cidades de Macaé, Campos dos Goytacazes, Nova Friburgo, Itaperuna, Niterói e Rio de Janeiro, oferecendo 200 oficinas e 90 espetáculos teatrais gratuitos.

Ao todo, 10 empresas, 26 profissionais e cerca de 50 companhias, grupos e coletivos de artistas estão diretamente envolvidos com o 1001 Espetáculos. Cerca de 70% do orçamento está sendo reinvestido nos mercados culturais locais e contribuindo para o crescimento da economia criativa no Estado do Rio de Janeiro.

Para viabilizar o projeto, um ônibus comum foi transformado em um equipamento teatral, com direito à estrutura de camarim, riders de luz e som, cenografia técnica e mobiliário de plateia. Durante a semana, o 1001 Espetáculos ocupa as escolas públicas municipais com oficinas de artes cênicas.

Nos finais de semana, o projeto é levado aos espaços públicos com a apresentação de espetáculos de diferentes estéticas teatrais e apoiadas em temáticas da cultura popular local, 100% acessíveis, com recursos de audiodescrição e intérprete de libras. Além de movimentar o mercado cultural local, o projeto vai oferecer espaço para que os comerciantes locais trabalhem durante a realização dos espetáculos em locais públicos.

O projeto promove políticas culturais de democratização do acesso, formação de plateias, empoderamento e investimento no mercado cultural local como diretrizes e pilares para sua atuação.


Fotos Relacionadas