Vitória do Macaé Esporte abre espaço para novos craques do município

24/11/2014 18:04:00 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: João Barreto

O esporte cresce cada vez mais no município

Macaé entrou definitivamente para o mapa esportivo nacional. Ao conquistar o campeonato da Série C do Brasileiro contra o Paysandu no último sábado (22), o Macaé Esporte Clube encheu de orgulho os moradores da cidade que é conhecida como a Capital Nacional do Petróleo. Além do petróleo, o município tem belezas naturais e talentos também no esporte, onde vem revelando craques ao longo dos anos. Diego Corrêa(foto com a taça), autor do terceiro gol do Macaé na decisão, é um macaense de 31 anos e que acredita que essa vitória vai abrir um leque para que outros novos talentos do futebol surjam no município.

- Atingimos o objetivo. Foi muito bom. Além de conquistarmos o acesso à Serie B, a gente queria a taça e fomos em busca dessa meta. Essa vitória abre um leque muito grande para quem tem vontade de ser jogador. Eles podem apostar nesse sonho. Ninguém acreditava que o Macaé chegaria onde chegou e isso é um bom exemplo para quem tem esse sonho. Essa é uma oportunidade para todos: para quem é jogador e para quem sonha ser jogador aqui na cidade - comenta o lateral esquerdo que, aos 13 anos, foi jogar no Vasco da Gama, pois o Macaé Esporte ainda não era um time profissional.

A profissionalização do Macaé Esporte só aconteceu há 16 anos. Diego voltou ao Macaé em 2010 para uma curta temporada e, agora, esse ano, durante a Copa do Mundo. "Tenho uma vontade muito grande de ficar no time. Agora é que vai ficar bom", comentou o autor do gol que deu o título ao Alvianil Praiano.

Além de Diego, o time conta com os outros macaenses como o meia Marquinho, os volantes Tiago Pedra e Felipe Ferraz, e o zagueiro Charles. O lateral direito e volante Dos Santos nasceu em Aracaju, mas chegou em Macaé ainda pequeno e veio da base do time, assim como Marquinho, Felipe Ferraz e Charles.

O Prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, destaca que a vitória do Macaé é um feito histórico para o município. "Os jogadores mostraram muita garra ao conseguir o resultado fora de casa, num estádio lotado por torcedores adversários. Essa conquista enche de orgulho os 250 mil moradores de Macaé. Agradecemos aos jogadores e comissão técnica por esse grande título. Uma das ações do governo é também o investimento em programas de base esportiva como o Pides, que leva o esporte a diversos bairros de Macaé e também à região serrana", disse o prefeito.

Antes da final do campeonato, Dr. Aluízio informou que o Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo seria a nova casa do Macaé esporte.

Pides: 2.564 alunas em diversos pontos do município

O Pides é o Programa de Iniciação de Desportiva que a Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur) desenvolve gratuitamente em vários pontos do município e em várias modalidades esportivas. Ao todo, o programa atende, hoje, 2.564 crianças e adolescentes, onde os professores ensinam futsal masculino e feminino, vôlei, basquete, handebol, handebol de areia, futebol, futebol society, futebol de areia (beach soccer), vôlei de praia, capoeira e tênis.

As aulas acontecem nas praças do Morro de São Jorge, Jardim Santo Antônio, Botafogo, Malvinas, Barra, Fronteira, Nova Holanda, Nova Esperança, Parque Aeroporto, São José do Barreto, Lagomar, Visconde de Araújo, Imbetiba, Praça Washington Luís, Ginásio Poliesportivo, Bairro da Glória, Fazenda Mutum e Mirante da Lagoa. O Pides também acontece na região serrana. São centenas de alunos na Bicuda, Córrego do Ouro, Glicério, Frade e Sana.

- A intenção é de inscrever mais alunos e abranger novos bairros com este projeto que, além da atividade esportiva, educa, socializa e proporciona a inserção dos jovens em uma atividade sadia -, diz o coordenador do programa, Fernando Gama.


Fotos Relacionadas