Volta às aulas agitam escolas municipais

31/07/2019 16:13:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Maurício Porão e Rui Porto Filho

Alunos participaram de um receptivo especial no retorno ao segundo semestre letivo

Em Macaé, a volta às aulas na rede municipal nesta quarta-feira (31) movimentou escolas da área central, bairros e região serrana. Muitos estudantes, principalmente os da Educação Infantil participaram de recepção especial. Já os alunos do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e Ensino Médio participaram de dinâmicas, diálogos específicos e aulas com apresentação. O retorno também foi para o Pré-Vestibular Social e nas unidades do Centro Municipal de Atendimento Especializado ao Escolar (Cemeaes).

O retorno letivo só não aconteceu nesta quarta-feira para as escolas que receberam a vacinação contra a meningite B no período do recesso das demais. Nessas unidades o período será ampliando, tendo em vista o funcionamento para a imunização.

Entre as escolas que realizaram atividades diferenciadas estão a Escola Municipal de Educação Infantil Anna Benedicta Silva Santos (Centro). Cerca de 400 alunos fizeram parte de brincadeiras e dinâmicas de integração entre as turmas. Um dos pontos altos foi a recepção dos alunos com a artista caracterizada com perna de pau. Entre os mais animados estavam Heitor Velasco, Catarina Hilário e João Vieira Jorge. "Tudo foi muito legal", declararam.

Segundo a diretora da unidade, Giseli Abreu, o segundo semestre será marcado por atividades que fazem parte do projeto político pedagógico e eventos, a exemplo do Festival de Dança, no dia 17 de agosto.

Já na unidade de Educação Infantil Cândida Maria da Silva Vieira (Cajueiros), cerca de 200 alunos participaram de acolhimento especial com recordação dos melhores momentos da escola. Já na Escola de Educação Infantil Elea Tatagiba de Azevedo (Jardim Santo Antonio), os 400 alunos se envolveram em atividades lúdicas diversificadas. A semana especial será encerrada com a "Tarde Animada" na sexta-feira (2 de agosto).

A partir desta volta às aulas, muitas das escolas de Ensino Fundamental vão aproveitar esta semana para realizar atividades de recuperação semestral. Para o segundo semestre letivo, o secretário de Educação, Guto Garcia, anuncia que os próximos seis meses contarão com obras em ritmo acelerado, reforma de espaços escolares e atividades voltadas para a valorização do servidor, além de reforço da qualidade do ensino.

"Com o retorno das aulas, as escolas vão promover ações pedagógicas voltadas para o desenvolvimento do processo de ensino, além de formações e seminários específicos. O calendário escolar será marcado por diversas atividades em prol do estudante", pontua Guto.


Fotos Relacionadas