Volta às aulas movimenta 40 mil alunos na rede municipal

04/02/2019 16:36:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Rui Porto Filho

Atividades diferenciadas marcaram o primeiro dia de aula para cerca de 40 mil alunos

Em Macaé, a volta às aulas na rede municipal movimentou cerca de 40 mil estudantes, familiares, professores e funcionários. Escolas da área central, bairros e região serrana realizaram nesta segunda-feira (4) uma recepção especial. Os alunos do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e Ensino Médio participaram de dinâmicas, diálogos específicos e aulas com apresentação. Já a garotada da Educação Infantil (dois a cinco anos) iniciou com período adaptação, que segue até o dia 15 (sexta-feira) com horário diferenciado, acolhimento e atividades pedagógicas diversificadas.

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, este ano, a prioridade é contar com todas as crianças acima de dois anos nas salas de aula. "Estamos reformando, ampliando espaços e construindo novas escolas para melhor atender a demanda", ressalta.

Para receber os estudantes, muitos dos espaços escolares, principalmente do segmento infantil, ganharam decoração diferente com cartazes e até mesmo músicas e funcionários caracterizados. Como os casos das escolas municipais de Educação Infantil Átilla de Aguiar Maltez Júnior, com 200 alunos, e para os 175 alunos da Cândida Maria da Silva Vieira, ambas no Cajueiros. A garotada participou de atividades variadas voltadas para melhor convivência e adaptação do espaço.

Com o lema "Volta às aulas na Cândida é pura alegria e fantasia", foram realizadas ações nas salas de aula, tendas montas e pátio como pintura, contação de histórias, dramatização, cantigas e atividades na piscina de bolinha e brinquedos do pátio. Recebidos pelos professores e pelas diretoras Juliana Santos (geral) e Geise Alves (adjunta), pais e alunos tiveram a oportunidade de intensificar os vínculos com a escola. Juliana Dias de Melo acompanhou o primeiro dia da filha Mariana Dias, de três anos. "A unidade superou minhas expectativas e a reação da minha filha me surpreendeu. Ela está ótima, amou a escola" , contou a mãe.

Da mesma opinião é Fernanda Vieira, mãe de Mateus da Conceição, de cinco anos, ela admite que este ano letivo começou bem. "A escola está com uma nova gestão. Está mais bonita. O Mateus está muito participativo", comentou.

Fundamental - Já nas escolas de Ensino Fundamental, muitos alunos fizeram parte de rodas de conversa, diálogos e até receberam kits escolares, que serão entregues no decorrer deste mês para todos os alunos. Na Escola Municipal Interagir, por exemplo, os 380 estudantes, pais/responsáveis tiveram uma recepção especial. De acordo com o diretor, Uerlem Guimarães, o dia foi uma preparação para o projeto pedagógico do segundo semestre "Leitura- Maurício de Souza".

Na oportunidade, as alunas Eloá Lana Dutra, Maria Júsila Silva e Maria Eduarda dos Santos Peres, lembraram que estavam com saudades da escola. "Estudo aqui desde o 1º ano. Quando vi os personagens da Turma da Monica na escola, fiquei feliz. Gosto muito de estudar", comentou Eloá.

O Colégio Municipal Tarcísio Paes de Figueiredo (Bicuda Grande) teve o primeiro dia de aula para lá de especial, com a recepção dos 260 alunos do 1º ao 9º ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A ocasião foi marcada pela apresentação da Corporação Musical Professor Rossini Medeiros, uma das referências da região serrana.

Adaptação

Até sexta-feira (8), os alunos da Educação Infantil terão um horário diferenciado. Para quem estuda em horário parcial, o primeiro turno é das 7h30 às 9h30 e, no segundo turno, das 13h às 15h. As escolas que funcionam em tempo integral vão atender das 7h30 às 10h30. Já na segunda semana de adaptação (11 a 15 de fevereiro), as aulas no período da manhã nas escolas em tempo parcial serão das 7h30 às 10h30 (manhã) e das 13h às 16h (tarde). O período de adaptação para as escolas em tempo integral será das 7h30 às 14h30. As refeições serão realizadas de acordo com cronograma específico.

Volta às aulas no dia 11

A volta às aulas na Escola Municipal de Educação Infantil Dr. Juventino da Silva Pacheco (Barra de Macaé) está prevista para segunda-feira (11). A mudança no calendário é em virtude das obras de manutenção nas arquibancadas do Estádio Cláudio Moacyr. Mesmo sem a estrutura da escola estar comprometida, o prédio permanecerá fechado na primeira semana de aula da rede. Já as atividades nas unidades no Centro Municipal de Atendimento Especializado ao Escolar (Cemeaes), que funcionam no Centro, Barra, Parque Aeroporto e região serrana, em Córrego do Ouro, também iniciam no próximo dia 11.


Fotos Relacionadas