Voluntários do Praia para Todos são capacitados

03/01/2020 09:24:00 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Rui Porto Filho

O projeto começa neste domingo (5), das 9 às 14 horas, e vai até 1° de março, sempre aos domingos

Quinze dos trinta voluntários do projeto Praia para Todos, que garante a entrada no mar de pessoas com deficiência física temporária ou permanente, participaram, nesta quinta-feira (2), de capacitação no posto 1 da Praia dos Cavaleiros. O objetivo foi garantir que os voluntários, treinados pela Defesa Civil, estejam aptos para o tratamento dos banhistas.

O projeto, em sua sexta edição, começa neste domingo (5), das 9 às 14 horas, e vai até 1° de março, sempre aos domingos, no mesmo posto 1. Os voluntários aprenderam a usar a cadeira que leva o banhista ao mar, coletes, prancha de apoio, boia grande, entre outros equipamentos. Agentes da Defesa Civil simularam que alguns voluntários eram os futuros banhistas para que o treinamento fosse realizado.

De acordo com o coordenador de projetos e treinamento da Defesa Civil, Ricardo Teixeira, todos os voluntários já participaram de um curso antes da capacitação na praia. "Junto com os voluntários atuarão 20 agentes da Defesa Civil, na quinta-feira da semana passada fizemos o primeiro treinamento e hoje estamos fazendo com outra turma", informou.

Uma barraca e um tapete de borracha para a cadeira de roda chegar até a barraca são outros equipamentos do projeto. As voluntárias Damiela Dantas, de 40 anos e Ângela Rodrigues, de 46 anos, destacaram a importância das pessoas dedicaram tempo de qualidade para ajudar ao próximo.

"O que eu puder aprender para ajudar, estou à disposição", comentou Damiela. "Estou animada para dar suporte aos banhistas", completou Ângela Rodrigues.


Fotos Relacionadas