Contracheque on line já está disponível para servidores municipais

14/04/2010 17:35:17 - Jornalista: Grazielle de Marco

Os servidores municipais da administração direta já podem obter seus contracheques pela internet. O serviço está sendo disponibilizado através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, e a Secretaria Municipal de Administração. O documento pode ser acessado no Portal do Servidor, que está no ar desde março deste ano.

Para acessar o sistema, no Portal do Servidor, o usuário deverá digitar seu CPF e a senha que foi gerada no contracheque de fevereiro (a mesma utilizada para acessar os comprovantes de rendimento de pessoa física). Quem estiver sem acesso por problemas com a senha, ou dúvidas com relação às informações presentes no contracheque, deverá procurar a secretaria de administração, através do telefone 2772-0350, ramal 232.

De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia, Guto Garcia, o serviço é seguro e faz parte do projeto de informatização da Prefeitura. “Tomamos as precauções necessárias para não haver problemas com relação à segurança da informação. Este é mais um serviço, entre tantos realizados, que tem como principal objetivo a informatização dos serviços da prefeitura, tornando-os mais ágeis e eficazes”, diz.

A secretária Municipal de Administração, Carla Mussi, explica que o objetivo é facilitar o acesso aos contracheques da administração direta, tornando-os acessíveis pela internet.

- A Secretaria de Administração e a Secretaria de Ciência e Tecnologia estão seguindo as orientações do prefeito Riverton Mussi, que está implantando um novo modelo de gestão no município. O novo sistema foi criado para beneficiar a todos os servidores municipais, concursados e contratados. Esta é mais uma facilidade que a Prefeitura Municipal de Macaé está proporcionando aos servidores municipais, visando à melhora do atendimento à população, diz a Carla Mussi.

O responsável pelo setor de assuntos governamentais, Mário Antonio Gonçalves, lembra que a medida irá melhorar o atendimento ao servidor. “Com este serviço sendo oferecido pela internet, iremos reduzir as filas de atendimento e o tempo de espera na Secretaria de Administração. A nossa secretária Carla Mussi teve esta idéia, partindo da experiência de outras instituições públicas”.

De acordo com Mário, ainda neste mês deverão ser disponibilizados pela internet todos os contracheques de 2009, e do início de 2010. Além disso, a previsão é de que até o fim da gestão sejam disponibilizadas pelo Portal do Servidor todas as informações da ficha cadastral, do funcionário.

A intenção da Secretaria de Ciência e Tecnologia foi criar um sistema simples, fácil e rápido onde todos pudessem visualizar ou imprimir sem perder tempo. "Desde o lançamento do Portal do Servidor, dia 12 de março, 6822 pessoas retiraram seus comprovantes pelo sistema. Com a rotina de contracheque on-line esperamos receber mais de 15000 acessos por mês" comentoa Marcos Lemos, coordenador de desenvolvimento da Secretaria de Ciência e Tecnologia.

Servidores aprovam serviço

Para o funcionário municipal, Alexandre Mesquita Gil, assessor do Gabinete da vice-prefeita, a possibilidade de poder pegar o contracheque on line é muito boa. “Gostei do serviço. Não preciso mais me deslocar até na Secretaria de Administração e enfrentar filas para pegar o documento. A prefeitura está de parabéns”, ressalta.

A opinião é compartilhada pela assessora Michelle Rodrigues: “Acho uma iniciativa importante, que visa agilizar a vida do servidor municipal. Agora, podemos acessar o documento em qualquer lugar, a qualquer hora. Acho que a Secretaria de Ciência e Tecnologia tem trabalhado com o intuito de inserir o município de vez na era digital e, com isso, facilitar não só a vida do servidor, mas a do cidadão macaense”, frisa.