Obras de drenagem na Buraca serão inauguradas nesta quarta

10/06/2016 16:46:00 - Jornalista: Izabel Monteiro

Foto: João Barreto

As obras têm como objetivo solucionar questões críticas de alagamentos no local

A Prefeitura de Macaé inaugura, na próxima quarta-feira (15), às 10h, as obras de drenagem realizadas na comunidade da Buraca, na Aroeira. O trabalho irá beneficiar os moradores da área, evitando alagamentos que traziam transtornos para as famílias sempre que chovia mais forte na cidade. A prefeitura investiu nove milhões de reais nas obras, com recursos próprios.

As obras de drenagem começaram à beira do Canal do Capote, que margeia a Aroeira e Linha Verde, na esquina da Rua das Acácias e Avenida Vitória Régia, seguindo pela Rua das Acácias, atravessando a Alcides Mourão e se interligando com a Rua Francisco Coelho Sobrinho que termina na Buraca. As atividades aconteceram sob a responsabilidade da Secretaria de Obras Públicas e Urbanismo.

Transformação - Quem visita a Buraca hoje pode notar a diferença existente na rua que leva à comunidade. As ações foram de instalação de rede de água pluvial, com aproximadamente 2 quilômetros de extensão, com galerias de 3 metros por 1,50m de largura, desde o final da Rua das Acácias e margem do Canal do Capote até a Francisco Coelho Sobrinho e imediações Um trecho da rua recebeu ainda rede de esgoto com interligação da rede às residências.

Os moradores acompanharam positivamente as ações que beneficiam não só a Rua Francisco Coelho Sobrinho, mas toda comunidade no entorno. Residente no local há 60 anos, o morador José Leite reconheceu a importância da obra. "Estou satisfeito. Hoje, tudo está calçado e a rua está mais bonita, sem buracos e poças de lama. Antigamente, a chuva carregava tudo. Nos últimos dias choveu muito forte e a rua não alagou. Espero que fique sempre assim", disse o senhor José.

Grande parte da rua que recebeu as redes de drenagem foi pavimentada com asfalto. Um trecho de mais de 500 metros, já se aproximando do final da Buraca, foi concretado, já que nesse trecho foi encontrado um afloramento de rocha, que teve que ser cortada com fio diamantado, por não ser possível o uso de explosivos na rua, por causa das residências. Essa concretagem com cimento aconteceu até o final da Buraca, nas proximidades de uma nascente ali existente e que contribuía, em caso de chuva mais forte, com o alagamento do local. Agora, com o trabalho de drenagem, essa água verte para a rede, sendo conduzida também para o Canal do Capote.

As ações exigiram tempo e muito cuidado. As galerias de drenagem atravessaram a Rua Alcides Mourão, a principal via da Aroeira e ruas adjacentes, com grande movimentação de pessoas e veículos. Além da instalação de galerias de drenagem, aconteceu a recuperação total das ruas, com reconstrução das calçadas, meios-fios e pavimentação.

De acordo com a Secretaria de Obras, na abertura das ruas para a instalação das galerias são encontradas muitas interferências, como rochas, redes de água, redes de esgoto e isso torna as obras um pouco mais lentas, mas as ações na Buraca aconteceram sem paralisação. A Secretaria de Obras contou com o apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana para minimizar os impactos no trânsito e garantir a segurança das pessoas que transitam pela Aroeira.


Fotos Relacionadas