Secretaria de Ordem Pública

Gerência de Proteção Ambiental da Guarda Municipal de Macaé

O que é o projeto

O Departamento de Meio Ambiente da Guarda Municipal de Macaé foi criado em 2007. Possui 24 homens e tem diversas atribuições. Todos do grupamento trabalham com uniformes camuflados e em regime de plantão, atendendo à população 24 horas.

Tem como principal objetivo proteger e fiscalizar áreas de preservação ambiental, apurar denúncias e fazer rondas periódicas em diversos locais do município. A equipe trabalha em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Cabe ao grupamento impedir atividades como poluição das águas, invasões de áreas ambientais, desmatamento, queimadas e corte irregular de árvores. Os guardas também vistoriam feiras livres com o intuito de impedir a venda de animais silvestres e os devolve ao habitat natural. Equipamentos como gaiolas, redes e alçapões são apreendidos e destruídos.

Os agentes ambientais têm participado de treinamento intensivo em matas, com técnicas de sobrevivência, atendimento de primeiros socorros e resistência física.

As ações do Grupamento são realizadas nas praias dos Cavaleiros, Pecado, Campista e Barra; Lagoa de Imboassica; Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba e Parque Atalaia e na serra macaense.

Possuem parcerias com o Corpo de Bombeiros; Secretaria Municipal de Meio Ambiente; Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA; Marinha do Brasil; Policias Militar, Florestal e Federal; empresas Bj do Brasil e Sampling; Poço das Antas; Instituto Chico Mendes; Guarda Florestal de Rio das Ostras; Escola de Pescadores; Defesa Civil de Macaé e de Carapebus e Subsecretaria de Comunicação Social de Macaé.

A equipe do Grupamento ajuda o Corpo de Bombeiros no combate a incêndios. Em 2009, foram solucionados 80% dos focos de incêndios detectados. No mesmo ano, 377 animais foram capturados, uma média de 20 por mês. Logo após o resgate são levados para tratamento com veterinário da prefeitura de Macaé e soltos em seus habitats naturais.

O grupo realiza diversas incursões para proteger restingas e reservas, com retiradas de armadilhas e proteção da fauna e flora.

Qualquer denúncia pode ser feita pelo telefone 99727-4267.

Responsável pelo Projeto:  Madson Nazareno