Secretaria de Ordem Pública

Grupamento de Operações Especiais e Inspetorias – Dopespi

O que é o projeto

Com 60 guardas municipais atuando diariamente, o Dopespi trabalha em conjunto com outras forças de segurança pública, intervindo em situações de emergência. Age em áreas no fluxo urbano de maior intensidade e que são mais sensíveis a delitos. Opera preventivamente, em situações de emergência e nos casos de violência urbana. No controle de distúrbio de civis, com Pelotão de Choque e na segurança de dignitários e escoltas.

O Grupamento realiza operações em parceria com diversos setores. Com a Secretaria de Meio Ambiente, age principalmente na inspeção de reintegração de posse de áreas invadidas. Com a Secretaria Municipal de Fazenda, na fiscalização de posturas, com a fiscalização do comércio ambulante. Na Secretaria de Infância e Juventude e Conselho Tutelar, em apoio nas suas missões, crianças perdidas ou em situações com menores infratores. Com a Secretaria de Promoção Social, em abordagens sociais a moradores de ruas. Com a Comissão de Pronta Ação -Defesa Civil - em operações de demolições e retirada de invasores. Apóia ações em conjunto com a Polícia Federal, Polícia Militar e Polícia Civil.

Responsável pelo projeto: