Secretaria de Ordem Pública

Grupamento Independente de Cães (GIC)

O que é o projeto

A Guarda Municipal de Macaé criou, em julho de 2008, o Grupamento Independente de Cães (GIC) com objetivo de auxiliar no policiamento preventivo, ajudar o combate a todos os tipos de crime, e, principalmente intensificar as ações contra o tráfico de drogas.

O canil está em funcionamento na sede da Corporação e já conta com cães da raça pastor alemão, labrador, rottwailer e malinois. Estão sendo adquiridos mais cães para aumentar o efetivo.

O adestramento dos animais está sendo feito pelo sargento bombeiro Mesquita, que possui qualificação em escolas nacionais e internacionais.

Os cães trabalham servindo a todos os departamentos da Guarda e as secretarias municipais. Os guardas municipais que irão conduzir os animais realizaram curso de condutores de cães. Os animais já ajudaram na descoberta de tóxicos.

Responsável pelo projeto: Bezerra