Secretaria de Ordem Pública

Novo 190 - Centro de Atendimento Integrado

Descrição:

O projeto consiste na integração da chamada 190, atualmente atendida em Macaé, ao Centro de Atendimento Integrado do Novo 190, nas instalações da Secretaria de Estado de Segurança – SESEG, sediada no Edifício da Central do Brasil, à Cidade do Rio de Janeiro. É complementado com a capacidade de gerenciar as ocorrências acionadas pelos munícipes, por meio do número 190, e de controlar o posicionamento em tempo real das viaturas do 32º BPMRJ, operantes em Macaé, por meio de GPS.
Para tanto, serão contratadas licenças de softwares específicos, para integração e operação do Centro de Operações do 32º BPMRJ – COBAT/32, e adquiridos 30 módulos de rastreamento de viaturas por GPS (AVL), além de tecnologias para ligar-se à Central de Atendimento Integrada 190, no Rio de Janeiro.
Financeiramente viabilizado pelo repasse de R$ 438.315,29, proveniente do Crédito Especial PETROBRÁS – PRODESMAR.

Histórico:

O aumento dos índices de violência em Macaé despertou a necessidade de qualificar o atendimento telefônico ao cidadão, por parte das Forças de Segurança atuantes no município, dando-lhe maior presteza e capacitação para o trato de situações que envolvam grande impacto emocional.
Além disso, com a instalação do Sistema de Monitoramento por Câmeras, a exploração eficiente dos meios de comunicações operacionais tornou-se imperiosa, para proporcionar mais rapidez às forças policiais nas intervenções às situações de riscos, visualizadas pelas imagens enviadas ao COBAT/32.

Objetivos:

Agilizar, gerenciar e registrar o atendimento ao cidadão, por meio da capacitação técnica dos atendentes para gerenciar situações de crises de forte impacto emocional e do controle dos posicionamentos das viaturas, para acionar a mais próxima da situação de risco e garantir o cumprimento do itinerário de ronda.

Publico alvo:

População dos Municípios de Macaé, Rio das Ostras, Conceição de Macabu, Casimiro de Abreu, Quissamã e Carapebus.

Serviços Oferecidos:

Agilidade no atendimento personalizado ao cidadão, para os assuntos policiais, com controle eficiente do processo, geração de relatórios para acompanhamento de índices de criminalidade, por localidade, melhoria nas tomadas de decisões relativas às operações policiais.

Como ser beneficiado pelo projeto:

Para receber os benefícios deste projeto não há necessidade de adesão por meio de inscrição, pois a sua instalação atenderá, automaticamente, aos munícipes em geral.

Locais de atendimento:

Centro de Operações do 32º BPMRJ - COBAT/32, nas dependências do aquartelamento daquela Organização Militar.

Horário de atendimento:

Tempo Integral