Secretaria de Ordem Pública

Programa Ronda Preventiva Escolar (Rope)

O que é o projeto

O Rope é um projeto social e preventivo da Guarda Municipal de Macaé e tem como principal objetivo dar suporte ao corpo docente e discente das escolas do município. A equipe trabalha na segurança ostensiva dos estudantes, com palestras, dinâmica de grupo e peças de teatro e de fantoches em escolas municipais. O programa almeja transmitir aos alunos noções básicas de comportamento e segurança.

O trabalho do Ronda Escolar é norteado pela idéia de prevenção a violência e a agressividade infanto-juvenil. Possui um leque de medidas de prevenção e apoio, como atividades recreativas; dinâmicas de grupos; trabalho com fantoches; visitas de rotinas às unidades escolares; atendimento de ocorrências a pedido da direção do estabelecimento de ensino; atendimento a denúncia e/ou maus tratos nas escolas e divulgação e orientação sobre a legislação pertinente aos direitos e deveres da criança e do adolescente.

Abrange 105 unidades de ensino no âmbito municipal, sendo dividido em três setores: Norte – 33 unidades, Sul – 44 unidades e Região Serrana – 28 unidades.

Responsável pelo projeto: Patrícia Fernandes Moura