Secretaria de Ordem Pública

Sistema de Monitoramento por Câmeras

Descrição:

O projeto consiste da instalação de 28 câmeras, em pontos definidos pelo Estudo de Situação elaborado pela inteligência do 32º Batalhão de Policia Militar do Rio de Janeiro. Está dotado de infra-estrutura de sistema para absorver ampliações futuras, decorrentes de demandas de novos pontos de monitoramento, em Macaé e nas cidades vizinhas. Financeiramente viabilizado pelo repasse de R$ 1.927.467,10, proveniente do Crédito Especial do Convênio PETROBRÁS – PRODESMAR.

Histórico:

Nos últimos trinta anos, o Município de Macaé vivenciou um crescimento vertiginoso dos índices de criminalidade, classificando-o como um dos mais graves do país. Tal situação foi motivada pelo crescimento desordenado, fruto do intenso movimento migratório estimulado pela atividade petrolífera.
Estudos recentes apontam a segurança pública como um importante fator de produção, pois influencia na força de trabalho local e, por conseqüência, torna-se decisivo às instalações de negócios nos limites municipais. Pesquisas apontam, também, que a sociedade brasileira elegeu a redução da violência como principal foco de interesse das administrações públicas municipais.
Desta forma, a Prefeitura de Macaé se consorciou à Secretaria de Estado de Segurança e à Petrobrás, para investir numa tecnologia capaz de melhorar a sensação de segurança na população municipal.

Objetivo:

Instalar tecnologia de vigilância digital em áreas sensíveis no município, para fornecer o alerta antecipado das situações de risco às integridades da vida humana e dos patrimônios, permitindo, desta forma, o acionamento em tempo real das forças ativas de segurança atuantes no município.

Publico alvo:

População do Município de Macaé e patrimônios públicos e privados.

Serviços Oferecidos:

Vigilância imediata e contínua das áreas de grande adensamento populacional e de circulação de bens, visando salvaguardar as integridades da vida humana e dos patrimônios públicos e privados. Terá capacidade analítica de imagens, para facilitar o desencadeamento das ações de interceptação ao riscos detectado pela visualização, o que resultará na criação de uma sensação de segurança, participação efetiva da população e diminuição da criminalidade no município.

Como ser beneficiado pelo projeto:

Para receber os benefícios deste projeto não há necessidade de adesão por meio de inscrição, pois a sua instalação atenderá, automaticamente, aos munícipes em geral.

Locais de atendimento:

No Centro de Operações do 32º BPMRJ - COBAT/32, nas dependências do aquartelamento daquela Organização Militar.

Horário de atendimento:

Tempo integral.