Secretaria de Ordem Pública

Sistema de Vigilância por Câmera de Vídeo

O que é o projeto

O Programa de Monitoramento através Câmeras de Segurança tem colaborado no combate à criminalidade no município desde 2004. Em sala especializada no Centro de Controle Operacional da Guarda Municipal de Macaé, as imagens são recebidas das 17 câmeras de monitoramento instaladas nos pontos mais movimentados da cidade.

Os equipamentos ficam em pontos estratégicos da cidade, com objetivo de proporcionar garantia de segurança à população. Em tempo real as imagens chegam á sala de monitoramento da Guarda, que está apta a monitorar até 120 câmeras.

As câmeras com fibra ótica funcionam 24 horas por dia, todos os dias, com dois operadores por turno de 6 horas. As câmeras são equipadas com infravermelho, têm alcance de 800 metros e capacidade de 360 graus de giro.

As câmeras foram instaladas em locais de maior retenção de trânsito, nos cruzamentos, sinais e de maior agrupamento de pessoas. A intenção também é evitar atos de vandalismo em geral e ao patrimônio público.
As fitas com as gravações ficam até três dias guardadas.

As ocorrências de competência da Guarda Municipal são comunicadas pelo rádio para as viaturas da Guarda. Os atos criminosos ou suspeitos são encaminhados imediatamente à Polícia Militar. Acidentes e problemas no trânsito são informados ao Corpo de Bombeiros e a Macaé Trânsito e Transporte – Mactran.

Responsável pelo projeto: Liriam Patrício