Ação impede destruição de novas áreas de floresta nativa

02/07/2020 16:35:00 - Jornalista: Juliana Carvalho

Foto: Divulgação

Atuação da Ordem Pública contou com o Inea, Polícia Civil e Guarda Ambiental

A Prefeitura de Macaé realizou nesta quinta-feira (2) mais uma ação com foco na preservação ambiental. O trabalho conduzido pela Secretaria Adjunta de Segurança, da Secretaria de Ordem Pública, impediu que novas áreas de floresta nativa em área de preservação ambiental, no Vale Encantado, fossem destruídas. A atuação contou com o apoio de representantes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Polícia Civil, Grupo de Apoio Operacional da Guarda Municipal (GAOP) e Guarda Ambiental.

O secretário adjunto de Segurança, Marco Antônio de Lima Moura, esteve presente na ação conjunta e explica a importância de atuações como essa para coibir a prática de crimes ambientais.

“O local, alvo de denúncia, já havia sido ponto de uma fiscalização da Polícia Militar Florestal. Hoje, conseguimos localizar o proprietário e, por meio do Inea, garantir que a devastação de uma área de preservação, que fica próximo a um lago, inclusive, continuasse. É o poder público atuando de maneira integrada em prol da preservação do meio ambiente”, destaca Moura.

Além da notificação, o caso também foi registrado pela Polícia Civil. A análise de todo o processo implicará ao proprietário as sanções previstas em lei para casos como esse de destruição de floresta nativa. A população pode colaborar, denunciando situações como essa e outros crime ambientais. O contato pode ser feito com a Guarda Ambiental. O telefone do plantão 24h é (22) 99701-9770.