Chuvas: ações na cidade e serra recuperam locais atingidos

10/03/2018 11:20:00 - Jornalista: Juliana Carvalho

Foto: Divulgação

Equipes atuam na recuperação, limpeza e manutenção da cidade e região serrana

Prosseguem, neste sábado (10), as ações da Prefeitura de Macaé na recuperação dos pontos atingidos pelas fortes chuvas da última quinta-feira (8). Equipes de diferentes setores como Defesa Civil, Obras, Infraestrutura, Interior e Mobilidade Urbana atuam na região serrana, a mais impactada pelo grande volume de água. Na cidade, os esforços seguem na limpeza e manutenção das vias.

Agentes da Defesa Civil realizam, neste momento, um mapeamento de áreas com erosão e riscos de deslizamentos, na região serrana. O trabalho está sendo acompanhado por geólogos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), empresa pública, vinculada ao Ministério de Minas e Energia. A ação também consiste em interdições e notificações de imóveis encontrados em áreas consideradas de risco. O balanço com esses números deve ser divulgado na segunda-feira (12).

Esforços também estão sendo destinados na recuperação da ponte em Trapiche, interditada para tráfego de veículos pesados. Profissionais da Secretaria de Obras e Infraestrutura estão no local avaliando as intervenções necessárias.

Em Serra da Cruz, a energia já foi restabelecida.

A força da tarefa conta com o apoio de outras instituições como o Corpo de Bombeiros que irá auxiliar o trabalho da Defesa Civil no Assentamento Fazenda Bom Jardim (próximo de Córrego do Ouro), onde o acesso está comprometido.

O abastecimento de água da região serrana foi normalizado. Equipes da subsecretaria de Saneamento estão de plantão na base em Glicério e o contato pode ser feito pelo telefone: 2793-3664. Também há plantão da Secretaria de Interior, em Trapiche, o número para solicitações é o 2793-3372.

No perímetro urbano, funcionários atuam no reparo de uma manilha quebrada na Avenida Amaral Peixoto, altura da Praça da Estação, no Miramar. Além disso, há mobilização para limpeza, manutenção e lavagem dos pontos atingidos pela chuva em toda a cidade.

Alterações no trânsito

Os condutores devem ter cautela e redobrar a atenção nos locais em que o impacto da chuva foi maior e, por conta disso, sofreram alterações no trânsito. Em Imboassica, a Lagoa transbordou. Assim, a Avenida Amphilóphio Trindade está fechada ao trânsito. O fluxo está sendo desviado para a Avenida José passos Júnior (beira mar), que está funcionando em ambos os sentidos. Por esta razão, o estacionamento ao longo da via está proibido enquanto a alteração permanecer.

A rua Vitória Régia, na Aroeira, no trecho próximo à Linha Verde, teve o tráfego interrompido. A opção é utilizar ruas internas. A ponte que dá acesso ao bairro também está interditada.

Equipes da Mobilidade Urbana também atuam no desvio do trânsito no Horto, tendo em vista a impossibilidade de uso da ponte no local.

Toda a ação da prefeitura continuará ao longo do fim de semana. A Defesa Civil atua em plantões de 24h e pode ser acionada pelo 199 ou pelo telefone 2793-3846.


Fotos Relacionadas