Confraternização da Defesa Civil marca Dia Nacional do Voluntariado

29/08/2017 11:34:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Ana Chaffin

Atividade aconteceu no auditório do Centro Administrativo Luiz Osório

Uma confraternização no auditório do Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo) marcou o Dia Nacional do Voluntariado, comemorado nesta segunda-feira (28). A atividade foi organizada pela Secretaria Adjunta de Defesa Civil da Prefeitura de Macaé.

De acordo com o secretário Luciano Castilhos, o objetivo, além de lembrar a data, foi reunir novos e antigos voluntários. "Comemoramos com a turma de voluntários de 2016 e também com quem já se inscreveu para este ano", disse. Até agora já são 35 inscritos. Os interessados em participar podem procurar o órgão até o próximo dia oito.

O projeto "Voluntários" tem como finalidade capacitar cidadãos, por meio do curso de Fundamentos Básicos da Defesa Civil. A primeira fase começa no meado de setembro e vai até novembro. As aulas serão na Guarda Municipal de Macaé. "Quero adquirir mais conhecimentos", disse a voluntária Josilane Guimarães, 33 anos, moradora do bairro Visconde.

Os cursos serão realizados semanalmente, às quartas-feiras, das 17h às 19h. Serão abordados os seguintes temas: percepção de riscos, primeiros socorros, prevenção e proteção contra incêndio e segurança no lar, entre outros.

Os voluntários que realizam o curso são cadastrados no banco de dados da Defesa Civil. Eles passam a fazer parte do contingente da secretaria e do plano de chamadas em caso de emergência. Em 2016, 50 voluntários passaram pelo treinamento. Fábio Alves, 43 anos, foi um deles. "Se precisarem, é só me chamar", afirmou.

A Secretaria Adjunta de Defesa Civil fica na Rodovia Christino José da Silva Júnior (RJ-168), s/n°, bairro Virgem Santa. Os telefones são(22) 2765-5528 e 2759-2670. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.


Fotos Relacionadas