Curso capacita guardas para atuação em situação de sobrevivência

20/10/2016 19:31:00 - Jornalista: Ana Clara Menezes

Foto: João Barreto

Qualificação acontece na Fazenda Pesagro, no Horto

Considerado o dia mais difícil do curso de qualificação tática e física conduzido pelo Grupo de Apoio Operacional (GAOP) da Guarda Municipal de Macaé para guardas municipais de todo o país, esta quarta-feira (20) foi marcada por diversas atividades. A qualificação acontece na Fazenda Pesagro, no Horto e tem o objetivo de simular situações mais próximas da realidade, proporcionando a alta qualidade do treinamento do aluno no dia a dia.

A capacitação iniciou à zero hora de segunda-feira (17) e termina nesta sexta-feira (21). Foram 44 inscrições, porém dez agentes permaneceram até este penúltimo dia de treinamento, os demais foram eliminados no teste físico e desistiram no decorrer do curso. Guardas de Macaé, Búzios, Niterói, Guapimirim e Paraty participam.

Para o secretário de Ordem Pública e comandante da Guarda Municipal de Macaé, André Luiz Monteiro, a capacitação para profissionais de segurança pública deve ser constante. “Os agentes do GAOP são treinados diariamente. E devido a isso, o trabalho tem se especializado cada vez mais, buscando novidades e passando adiante. Atender a população e poder ser fonte de informação para outros quartéis é a missão da nossa equipe em Macaé", disse.

O treino desta quarta-feira (20) foi de Progressão em Área de Risco e Sobrevivência, como por exemplo, para casos de escolas e prédios públicos que estejam sendo furtados e/ou invadidos por algum meliante. O procedimento é repetido inúmeras vezes com o intuito de garantir segurança para a equipe envolvida na ação. Além de instruir o uso correto da arma de eletrochoque, a chamada spark.

Na parte da noite os alunos irão para o teste de sobrevivência na mata. Eles receberão instrução de cobertura, abrigo e localização. Ficarão na mata sem material, farão seu próprio alimento com técnicas que serão passadas. O coordenador do GAOP, João Henrique, com o nome de guerra Ribeiro, informou que o objetivo é resgatar cidadãos em casos de acionamento de pessoas perdidas e/ou sumidas no mato.

Outro desafio para os guardas são as poucas horas de sono. “O nosso foco é testar o psicológico dos alunos, pois é na adversidade que conhecemos as pessoas, portanto, estará apto aquele que mesmo cansado, conseguir realizar um bom trabalho sob pressão. Para isso é preciso estar preparado fisicamente e estar atento e concentrado aos ensinamentos", ressalta o coordenador do GAOP.

Ribeiro pontuou que devido ao rígido procedimento do curso muitos desistem, e os que ficam saem corretamente preparados para encarar a realidade. "Ao final eles receberão o certificado e o ‘brevê’ para agregar sua formação em sua farda”, explica.

O servidor de Macaé, Jouber Freixo Gonçalves, disse que resolveu fazer o curso de formação do GAOP, primeiramente porque o objetivo é atender melhor a população. "E o visitante também, mas também salvar e guardar nossa própria vida. Tudo que a gente aprende aqui, pondo em prática, a gente minimiza nosso risco em ação nas ruas. Sou guarda municipal há 13 anos, e pretendo fazer parte do GAOP, assim que surgir uma vaga”, disse Jouber Freixo Gonçalves, que também é engenheiro de produção.

Durante a madrugada de sexta (21), após saírem da mata, os alunos irão para a lagoa aprender técnicas na água, como flutuabilidade, natação utilitária, resgate, travessia em obstáculos aquáticos, para atuação em cachoeiras, rios e praias. Isso porque o GAOP também precisa estar preparado para atender ocorrências aquáticas.

- A nossa satisfação é com o esforço de quem conclui o curso, a preocupação dos guardas de outros municípios em vir até a nossa cidade para adquirir conhecimento. Os alunos vêm para aprender e disseminar conhecimento em seus quartéis, e não por status, pois são cinco dias de imersão total, é preciso muita dedicação e preparo. O objetivo deles é crescer na sua função, com isso a segurança cresce e a população ganha - destaca Ribeiro.

A Guarda Municipal oferece o curso gratuitamente. “É importante enfatizar que os instrutores da capacitação são todos agentes do GAOP Macaé, pois, cada um recebe treinamento diário. Temos profissionais especializados em resgate, instrutor de cães, de tiro, entre outros. É esse diferencial que nos fortaleceu na área, fazendo do GAOP Macaé referência no estado do Rio", disse.

Macaé é referência em curso de táticas operacionais

Everton Mendes, o Bitencourt, é um dos três alunos que vieram de Guapimirim se capacitar. “Pretendo levar conhecimento para minha cidade, pois nossa guarda ainda é bem recente, estamos nos estruturando, e pretendemos montar um grupamento tático e certamente melhorar o atendimento à população. Faremos outros treinamento com a equipe de Macaé, que funciona como um espelho para nós", citou.

- Esse curso é um sonho pra mim, desde que recebemos alguns instrutores do GAOP Macaé em nossa base, pesquisei e os conheci cada vez mais sobre o trabalho desenvolvido em Macaé. Vi a necessidade de aprender e passar adiante, ajudando na Guarda Municipal onde trabalho, em Paraty. Lá eu participo do Grupo de Operações Especiais, que tem o mesmo objetivo do GAOP - contou Vanderlei Suiço.

Anderson ‘Amaro’ de Souza, de Niterói, contou que sempre quis fazer um curso de operações especiais. “Estou aprendendo muito, e é importante falar que os monitores pegam ‘pesado’ porque o objetivo é tornar mais real possível, pois na rua é muito mais difícil que aqui, lidamos com a segurança de vidas. Como profissional, afirmo que o curso está sendo ótimo. O objetivo é crescer a nossa Coordenadoria de Operação Tática (CAT), a qual faço parte, e que por enquanto ainda é pequena”, afirmou.

O curso recebe acompanhamento da equipe de psicólogos da Guarda Municipal, que realiza trabalho de mapeamento emocional dos já integrantes do GAOP.


Fotos Relacionadas