Defesa Civil participa de curso de proteção contra incêndio

12/04/2017 17:04:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: João Barreto

Proposta é garantir uma equipe de atendimento emergencial preparada para atender a população

Cerca de 50 agentes que compõem a equipe operacional da Secretaria Adjunta da Defesa Civil de Macaé receberam, nesta quarta-feira (12), curso de prevenção e proteção contra incêndio, ministrado pelo nono Grupamento do Corpo de Bombeiro, com uma carga horária de oito horas. A ação acontece anualmente e faz parte de um processo de reciclagem. A proposta é garantir uma equipe de atendimento emergencial preparada para atender a população diante de situações diversas.

De acordo com o responsável pelo setor de treinamento da Defesa Civil, Eduardo Lopes, durante o ano, diversos cursos são oferecidos à equipe, como Análise em Estruturas; Monitoramento, Análise de Riscos, entre outros.

- No final de março, por exemplo, foi ministrado, também pelo Corpo de Bombeiros, o curso de Suporte Básico de Vida (SBV), que capacita os agentes para oferecer um primeiro atendimento às vítimas de acidente até a chegada do atendimento médico, em situações como paradas cardiorrespiratórias, ferimentos, convulsões, entre outros - destacou.

Eduardo ressalta que o objetivo é reciclar e treinar toda a equipe para atuação nas atribuições de seus cargos e em situações de emergência. "A Secretaria Adjunta da Defesa Civil de Macaé realiza cerca de 600 atendimentos por ano. As situações que registram um maior índice de solicitações são as vistorias em residências e focos de incêndio", disse.

A sede da Defesa Civil é no Ginásio Municipal Engenheiro Maurício Soares Bittencourt, na Alameda Manoel Pereira Carneiro da Silva, s/n°, Riviera Fluminense. A população pode ligar para a Defesa Civil pelo telefone 199.


Fotos Relacionadas