Fiscalização reforça restrições e controle de acesso a cidade

01/04/2021 18:02:00 - Jornalista: Márcio Siqueira

Foto: Rui Porto Filho

Estratégia coordenada pela secretaria municipal de Ordem Pública reforçam também as operações de vistoria a estabelecimentos comerciais

As ações de fiscalização no controle de acesso a Macaé, e de circulação de pessoas em espaços públicos da cidade, serão intensificadas nesta Sexta-feira Santa (2), com objetivo de reforçar as medidas de enfrentamento ao atual cenário de bandeira vermelha da pandemia do Coronavírus.

A estratégia coordenada pela secretaria municipal de Ordem Pública visa complementar as ações já realizadas nos bloqueios sanitários montados nas entradas do município, e reforçam também as operações de vistoria a estabelecimentos comerciais e de vigilância nas áreas públicas de acesso restrito.

Nesta quinta-feira (1), a escala de efetivo e a logística de postos de fiscalização foram definidas de acordo com a análise de dados levantados pelas equipes durante esta semana.

“O nosso objetivo é assegurar o cumprimento das restrições definidas pelo governo, previstas no decreto 076/2021. A fiscalização será reforçada nas áreas de acesso restrito onde há possibilidade de aumento de circulação de pessoas”, explica o secretário municipal de Ordem Pública, Alan Oliveira.

Desde domingo (28), as ações de restrição e controle na cidade, coordenadas pela Ordem Pública, com o suporte da Mobilidade Urbana, Coordenadoria de Posturas e da Vigilância Sanitária, promovem o levantamento de dados que irão compor o Plano de Fiscalização, previsto no decreto 076/2021.

O trabalho já apresenta informações importantes para avaliar o resultado das iniciativas que visam conter a disseminação da COVID-19, assegurando a reestruturação da rede de assistência à população coordenada pela Saúde.

Segundo os dados levantados pelas equipes no período do dia 28 de março a 1º de abril, 245 veículos foram impedidos de entrar em Macaé nos sete postos de bloqueios sanitários – Terminal Cabiúnas, Terminal Parque de Tubos, Pedreira (RJ 178), Trevo dos 26 (acesso a Areia Branca), Acesso Frade/Trapiche e Portal do Sana. Em média, cinco pedestres foram barrados de passar por esses locais a cada dia, por descumprirem as regras previstas na resolução da secretaria municipal de Saúde.

As operações de vistoria registraram no mesmo período a visita a 120 estabelecimentos comerciais da cidade, gerando 19 notificações por descumprimento a regras de horário e restrições de atendimento ao público, previstas no decreto 076/2021.

Já as equipes que atuam na vigilância dos espaços públicos de acesso restrito registram, em média, a abordagem e orientação a 15 pessoas localizadas em praias, parques, na Lagoa e cachoeiras.


Fotos Relacionadas