Grupamento de Operações com cães apoia operação policial

01/02/2018 17:28:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Divulgação

Equipe de Macaé participou de ação em Itaocara

A equipe do Grupamento de Operações com Cães da Guarda Municipal de Macaé participou, nesta semana, de uma grande operação de combate ao tráfico de drogas no município de Itaocara, no Noroeste Fluminense. Os agentes atenderam uma solicitação da 135ª Delegacia Legal de Itaocara.

Durante a operação, que também teve o apoio da Polícia Militar, foram apreendidas drogas, balança de precisão, anotações do tráfico, bicicletas que seriam produtos de furtos e réplicas de armas.

O coordenador do Grupamento de Operações com Cães, Raphael Otero Pires, lembra que a atuação em outro município está prevista na Lei Federal 13.022/2014, onde, no Parágrafo Único, a Guarda Municipal poderá colaborar ou atuar conjuntamente com órgãos de segurança pública da União, dos Estados e do Distrito Federal ou de congêneres de municípios vizinhos.

Foram levados para a operação dois cães farejadores, treinados para detecção de armas, munições e drogas (maconha, cocaína e crack). Mesmo com o material enterrado, eles conseguem localizar.

Para Raphael, a colaboração do grupamento em operações da polícia é o reconhecimento de um trabalho que vem sendo desenvolvido no município. "O treinamento da equipe e dos cães é diário, é um trabalho que requer dedicação de todos", frisou.

Atualmente, o canil do Grupamento de Operações com Cães possui nove cães das raças pastor belga malinois e pastor alemão. Destes, três são específicos para operações de faro.

Ele explica, que a condução dos cães é realizada por 20 guardas treinados. "No segundo semestre, iremos promover um treinamento específico para Formação de Condutores de Cães Policias, que terá duração de uma semana , em regime de internato", contou.

O coordenador contou ainda que o responsável pelo adestramento dos cães, Anderson Justino, é um grande profissional e teve seu trabalho reconhecido durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro, quando atuou na equipe de detecção de explosivos com cães.


Fotos Relacionadas