Guarda Ambiental realiza atividades para comemorar Dia das Crianças

02/10/2017 15:49:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Arquivo Secom/Ana Chaffin

A programação contará com palestras e teatro de fantoches

A Guarda Ambiental, vinculada à Secretaria de Ordem Pública, realizará várias atividades para comemorar o Dia das Crianças. A programação terá início na quarta-feira (4), na Escola Estadual Municipalizada Carlos Gaspar, em Cachoeiros de Macaé, de 9h às 14h.

De acordo com informações da coordenadora de Educação Ambiental da Guarda Ambiental, Raquel Giri, essa programação faz parte das atividades da Liga da Preservação Guardiães Ambientais.

- Nós vamos mostrar como construir brinquedos a partir da utilização de material reciclável. Teremos teatro de fantoche, pula-pula e palestras que envolvem questões ambientais e lanche, informou.

No dia 10, será realizada uma gincana na Escola Municipal da Aroeira, de 8h às 17h, em parceria com a Secretaria de Ambiente, para recolhimento de lixo eletrônico e óleo vegetal.

- Essa mobilização partiu dos próprios alunos da escola. Eles poderão recolher baterias de celulares, televisores, câmeras fotográficas, computadores, entre outros objetos eletrônicos. Os vencedores da gincana serão premiados no dia 24 de outubro na própria escola, contou.

Já no dia 11 de outubro, a programação será com os alunos da Escola Presbiteriana, 9h às 15h, no Parque Municipal do Atalaia. Eles participarão de dinâmicas em grupo, teatro de fantoche e palestras ambientais.

Outras atividades

A Guarda Ambiental realiza atividades nas escolas durante o ano todo. Um dos projetos é o "Resgatando o passado e Semeando o Futuro".

- São encontros quinzenais que têm a duração de cinco meses e envolvem atividades na estufa de viveiros de planta no Parque Municipal do Atalaia. Nós mostramos a importância sobre as matas ciliares, ministramos orientações sobre primeiros socorros em áreas remotas, localização por meio de bússola, recursos naturais e rádio comunicação, detalhou.

Quem quiser mais informações sobre o assunto poderá entrar em contato com a Secretaria de Ordem Pública pelos telefones (22) 2791-2741 ou (22) 99970-1970 e pelo email guardaambiental@macae.rj.gov.br.