Informe chuvas 11h

09/11/2018 11:00:00 - Jornalista: Equipe Secom

Defesa Civil atua na Ajuda de Baixo onde lago transbordou

A Secretaria de Mobilidade Urbana está com equipes nas ruas da cidade sinalizando buracos originados pela ação das chuvas, até que seja possível fazer os reparos.

A Base da Defesa Civil na Serra está atendendo as localidades de Serro Frio, Ponte da Cabeceira, Boa Alegria e Serra da Cruz.

Já a Defesa Civil da cidade está na Ajuda de Baixo avaliando a situação do lago, ao lado do Centro de Convivência do Idoso, que transbordou.

A rede municipal de ensino está com aulas suspensas nesta sexta-feira (9).

Em caso de necessidade, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo 199. Na região serrana o contato pode ser feito pelo telefone do Destacamento da Defesa Civil em Glicério, 2793-3846.

Atenção para algumas dicas que contribuem à segurança em dias de chuvas intensas:


  • Se a chuva forte começar a cair e se estiver em casa, no trabalho ou em outro local coberto e seguro, evite sair;

  • Não passe em ruas onde o nível de água já chegou na altura do meio fio e nem trafegue em ruas de baixadas, sobretudo nas que passam sobre córregos. Motocicletas são derrubadas facilmente nessas condições e o risco para as pessoas é grande;

  • Quando o nível da água estiver passando pela metade da roda do veículo, fique atento. A água pode entrar no escapamento e provocar um apagamento no motor. Se isso acontecer, e você ficar preso dentro do carro e a água começar a subir, proceda da seguinte forma: em primeiro lugar peça apoio ao Corpo de Bombeiros Militar, por meio do número: 193; não abra as portas e nem tente sair do carro, você poderá ser arrastado pela correnteza e sugado por um bueiro aberto; gire a chave sem dar a partida, e abra os vidros completamente, pois caso o nível de água atinja a bateria, os vidros poderão travar, deixando os ocupantes do veículo presos; solte os cintos de segurança e retire as crianças de cadeirinhas e bebês confortos e aguarde o resgate.