Macaé é referência no treinamento tático com cães

06/09/2017 14:41:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Maurício Porão

Treinamento dos animais é diário com duração de uma hora e meia

O canil da Guarda Municipal de Macaé, ligado à Secretaria de Ordem Pública, é referência no treinamento tático com cães. No dia 15 será ministrado um curso para 18 agentes dos municípios de Maricá, Niterói, Duque de Caxias e Araruama. O encontro acontece na sede do Grupo de Apoio Operacional (GAOp) e será realizado durante 30 horas ininterruptas. A proposta é oferecer conhecimento tático para que os animais sejam utilizados no patrulhamento diário, no faro de armas, drogas, munições e também no controle de distúrbio civil, ou seja, manifestações.

De acordo com o treinador dos cães e também responsável pela capacitação dos agentes, Anderson Justino, o treinamento vai contar com um cronograma prático e teórico.

"Legislação, condução segura e utilização do cão como arma são algumas das questões teóricas que serão abordadas durante o curso. Já na parte prática, os agentes vão trabalhar os temas abordagem, progressão, fatiamento, entre outros", destacou Anderson Justino.

O canil trabalha juntamente com o GAOp, com atuação em intervenções táticas e operacionais com policiais militares, reintegração de posse, invasões, entre outras ações. Atualmente, o canil conta com 11 cães das raças labrador, pastor belga malinois e pastor alemão, sendo dois filhotes, seis para patrulhamento e controle e dois cães para faro, além de uma cadela cinoterapeuta, que faz um trabalho, em conjunto com a Secretaria de Saúde, com crianças que necessitam desse tipo de terapia. O treinamento dos animais é diário com duração de uma hora e meia.


Fotos Relacionadas