'Operação Verão' reforça segurança

30/11/2016 10:37:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: João Barreto

Orlas e Centro de Macaé recebem mais patrulhamento

Para aumentar a segurança nas orlas e área central de Macaé, a Secretaria de Ordem Pública reforçou o patrulhamento nesses locais. A Operação Verão começou este mês e segue até março de 2017, com 30 guardas municipais, dez viaturas, dois cães e duas bicicletas. O objetivo é aumentar a ronda, motorizada e a pé, em pontos mais frequentados durante esse período do ano.

De acordo com o secretário de Ordem Pública, André Luiz Monteiro, a distribuição dos guardas está mais intensa nas orlas das praias Campista, Cavaleiros e Pecado, das 8h às 23h30, além do Centro e bairros vizinhos, como Imbetiba e Visconde de Araújo, no horário comercial. "A ideia é coibir furtos e assaltos a pedestres. Nessa época de festas e calor, o fluxo de pessoas nessas áreas aumenta", explica o secretário.

O vendedor de água de coco João Marcos Nogueira, 48 anos, há 25 anos na Praia dos Cavaleiros, revela que a operação melhora a segurança para todos. "Fico mais seguro com esse patrulhamento e nossos clientes também", confirmou a professora aposentada Tânia Maria de Souza, 68 anos. Ela conta que todos os dias passa pelo local para se refrescar. "É ótimo caminharmos na orla e ter essa sensação de segurança", confirma.

A ação conta com o Grupo de Apoio Operacional (GAOP) e Grupamento de Cães. O efetivo da área administrativa e patrimonial foi migrado para as rondas ostensivas, sem afetar o atendimento em escolas.

O secretário acrescenta que a iniciativa busca, ainda, evitar um alto índice de criminalidade como roubo de celulares e bolsas. "A presença dos guardas municipais inibe essas ações. Além disso, o trabalho tem parceria com a Polícia Militar. O intuito é alternar esse patrulhamento com a polícia", destacou André Luiz.

Serra - A região serrana também recebe a operação. São duas viaturas e efetivo da Guarda Ambiental motorizado e a pé. O patrulhamento tem seis guardas que reforçam a segurança na área urbana dos distritos.


Fotos Relacionadas