Ordem Pública realiza capacitação para guardas municipais da serra

17/08/2017 15:27:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Mauricio Porão

Agentes aprendem a utilizar pistola de pulso elétrico e spray de pimenta

Guardas municipais da região serrana de Macaé participam, desde segunda-feira (14), da capacitação para utilização da spark (pistola de pulso elétrico) e spray de pimenta. O treinamento para 75 agentes termina nesta sexta-feira (18), com objetivo de oferecer melhor serviço à população da serra. Em outro momento, guardas municipais que atendem a área urbana passaram pelo mesmo treinamento.

De acordo com o secretário de Ordem Pública, Sebastião Carneiro, a utilização dos equipamentos ainda está em trâmite na Câmara Municipal porém, a qualificação visa antecipar os conhecimentos teóricos e práticos. "Já estamos passando os procedimentos para garantir a segurança das pessoas e dos guardas municipais quando o uso for autorizado e necessário", frisa o secretário.

Na capacitação, os profissionais conheceram temas como regras de segurança, tecnologia não letal, uso progressivo da força e equipamento de pulso elétrico. O coordenador da Guarda Municipal, José Carlos Pires, especializado em armamento, afirma que os equipamentos spark e spray de pimenta auxiliam nas ações em que os agentes necessitam agir rápido para possível necessidade de imobilização.

"O choque é suficiente apenas para incapacitar temporariamente um indivíduo, reduzindo o risco de acidentes. Para garantir total segurança, a nova arma brasileira possui dispositivo de dupla ação que evita acionamento acidental e cartucho com trava de proteção", acrescenta José Carlos.

Para o coordenador da Guarda Municipal da serra, Sebastião Monteiro, a utilização da pistola e do spray irão proporcionar maior segurança aos agentes. "A região serrana está distante da base central da Guarda Municipal, por isso, tanto a qualificação como a utilização de equipamentos são fundamentais para nossos serviços de suporte aos órgãos públicos municipais e cidadãos", ressalta.

A pistola de choque brasileira Spark, da Condor, é primeira arma elétrica incapacitante produzida no país. Ela é capaz de neutralizar sem causar lesão permanente ou morte. Ela possui um mecanismo que corta automaticamente a corrente após cinco segundos do momento do disparo, o que dificulta a ocorrência de choques prolongados de forma involuntária.


Fotos Relacionadas