Projeto "A praça é nossa" começa a ser implantado no Centro

18/06/2019 13:02:00 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Rui Porto Filho

Praça Veríssimo de Melo recebeu diversas intervenções

Com o objetivo de reocupar as praças do município, a Secretaria de Ordem Pública implanta o projeto "A praça é nossa", a partir desta terça-feira (18). O centro da cidade passa a ter duas bases fixas: nas praças Veríssimo de Melo e Washington Luiz. Um micro-ônibus 24horas servirá como base na Veríssimo, além de uma viatura da Guarda Municipal. Já na Washington Luiz, o posto fixo está sendo reocupado diariamente.

"A principal finalidade deste projeto é a reocupação desses espaços para que a população sinta a presença da Guarda Municipal, que está ali à disposição dos próprios munícipes. A presença inibe os furtos e roubos e também os usuários de drogas. Com a união de forças do município, já realizamos várias ações na praça Veríssimo de Melo para a revitalização desse espaço. Agora, com o ônibus permanentemente, 24 horas, além de uma viatura, vamos oferecer mais segurança não só na praça, mas também em todo entorno", explica o secretário de Ordem Pública, Daniel Bandeira.

Esse projeto faz parte de uma nova ótica de postura da Guarda Municipal, de acordo com Bandeira. "Lugar da Guarda Municipal é na rua, não no quartel", completa.

A praça Veríssimo de Melo recebeu intervenções de poda de árvores, melhorias na iluminação pública, reforma na rede elétrica e dos banheiros e também ações junto aos ambulantes que atuam no local. O micro-ônibus ficará estacionado próximo ao parquinho e também contará com a presença da Guarda Sênior que estará no local para dar informações turísticas, das 8h às 17h.

"Também contaremos com o ciclopatrulhamento (patrulhamento com bicicletas) pelas ciclovias/ciclofaixas da Imbetiba, Papa João XXIII, Teixeira de Gouveia e entorno da praça Veríssimo de Melo", detalha o comandante da Guarda Municipal, Carlos Rodrigues. A Guarda Municipal é composto pela Guarda Ambiental, Grupo de Apoio Operacional (GAOp), Guarda Patrimonial, Patrulhamento Maria da Penha e Coordenadoria de Apoio Preventivo e Educativo (Cape).

Já a base que já funciona na Washington Luiz está recebendo melhorias em sua estrutura. No local também funcionam a Junta Militar, uma base da Secretaria Municipal de Esportes e uma Academia Popular.

"Esse é um pacote de medidas que visa a presença dos agentes 24 horas em pontos fixos nesses locais, além da circulação do efetivo por meio de ronda. É um pacote de medidas com apoio de diversos órgãos da prefeitura", pontua o secretário Adjunto de Segurança, Marco Moura.

As ações para implantação do projeto "A Praça é Nossa" contam com apoio das Secretarias de Infraestrutura, Desenvolvimento Social, Mobilidade Urbana, Fazenda e Adjuntas de Serviços Públicos e Interior, Coordenadoria de Iluminação Pública e 32º Batalhão de Polícia Militar.


Fotos Relacionadas