Qualidade de vida: Guarda Sênior recebe monitoramento à distância

29/06/2020 17:07:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Divulgação

Ao todo, são 346 idosos beneficiados

O isolamento social é a ferramenta mais importante contra o coronavírus (Covid-19). Porém, tanto a quarentena quanto o medo da contaminação impactam diretamente na saúde mental das pessoas, principalmente dos idosos, que fazem parte do principal grupo de risco. Pensando nisso, a equipe da Coordenadoria Geral de Programas Sociais, ligada a Secretaria de Ordem Pública, realizou um planejamento para acolher os idosos do programa Guarda Sênior, que estão afastados de suas atividades, com vídeos, lives e grupo terapêutico pelo WhatsApp. Ao todo, são 346 idosos beneficiados.


A ação de acolhimento ainda inclui um grupo no Facebook exclusivo para os guardas seniores, no qual eles podem expressar os seus pensamentos, vídeos artísticos, tristezas e angústias. Além disso, no grupo foi desenvolvido um cronograma de atividades físicas com monitoramento, mesmo a distância. Já no WhatsApp é possível contar com o apoio da unidade psicossocial. Há sempre um profissional para auxiliá-los.

De acordo com a Coordenadora Geral de Programas Sociais, Raquel Giri, aproximadamente 180 idosos interagem nas redes sociais, porém, 166 não contam com essa ferramenta. Para atender esse grupo, foi criado uma estratégia de busca ativa.

“Nossos idosos, por estarem justamente no grupo de risco, ficaram totalmente afastados das atividades, gerando os mais diversos problemas emocionais. Portanto, aqueles que não possuem nenhuma rede social e não conseguem acessar com a ajuda dos seus familiares, estamos fazendo uma busca ativa através de visitações, apenas nos portões, seguindo os protocolos de segurança. Nossa proposta é ouvi-los. É dar condições e ferramentas para que esses idosos percebam que, mesmo a distância, nós nos importamos com eles, e, além disso, estamos buscando o propósito do programa Guarda Sênior, que é o bem estar do idoso”, pontuou Raquel Giri.

Programa Guarda Sênior

O Programa Guarda Sênior foi implantado com apoio do Núcleo de Proteção ao Idoso, cumprindo, no âmbito municipal, a política do Estatuto do Idoso. Os guardas cumprem escala de seis horas diárias e recebem um salário mínimo, atuando como orientadores da população em locais como praças e no calçadão da Avenida Rui Barbosa, assim como nas escolas municipais.

O pré-requisito básico do programa é ter boa saúde e vontade de manter uma qualidade de vida ativa. Antes de ir para as ruas, os aprovados no Programa passaram por curso de treinamento, com aulas de Relacionamento Interpessoal, Direito, Ordem Unida e Atividade Física.

O principal objetivo do projeto é fazer com que o idoso volte a se sentir útil, elevando a sua autoestima. Além do trabalho, aulas, palestras, bingo, festival de piadas, festival dançante, festa junina, festival de poesias, olimpíadas, atendimento médico e bucal e viagens fazem parte do dia-a-dia dos agentes da Guarda Sênior.


Fotos Relacionadas