Prefeitura Municipal de Macaé

Secretaria de Ordem Pública

Treinamento promove saúde física de guardas municipais

2018-08-01 15:59:00 - Jornalista: Tatiana Gama
Compartilhe:  
Foto de homens se exercitando
Foto: João Barreto
O objetivo é promover saúde física e mental para os profissionais da Ordem Pública

Com o objetivo de promover saúde física e mental para cerca de 200 guardas municipais, a Secretaria de Ordem Pública iniciou as atividades do Centro de Treinamento Físico, instalado no espaço. Todos os dias, nos turnos manhã e tarde, os agentes de plantão frequentam as aulas que melhoram o condicionamento e a qualidade de vida. E a resposta, segundo o treinador Aquiles Lemos Vieira, vai para a sociedade. "Os benefícios são agentes com disciplina, disposição, foco, superação e produtividade", frisa.

O treinamento utiliza aparelhos funcionais como cordas, barras, pneus e outros. O espaço terá, também, pista de progressão militar com obstáculos. A iniciativa tem parceria com a Secretaria de Esportes, que realiza a avaliação física por meio do projeto Informa, e a Secretaria de Saúde, com acompanhamento nutricional da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan). "A proposta é realizar um trabalho direcionado para cada profissional. O intuito é incentivar os guardas ao preparo físico, até mesmo para a própria defesa ", acrescenta o treinador.

O secretário de Ordem Pública, Sebastião Carneiro, destaca a importância do projeto. "A Guarda Municipal faz parte da segurança pública e, por isso, é fundamental estar preparada fisicamente. Com isso, o agente melhora suas atividades ostensivas para a população", afirma o secretário.

Para o guarda municipal Magnun Moreira Miranda, 30 anos, o projeto representa incentivo à prática esportiva. "Melhorei meu condicionamento físico e procuro continuar com as atividades mesmo fora da secretaria", conta. Ele não é o único, Joceyr Conceição Leandro, 58 anos, guarda municipal há 26 anos, também complementa o esporte. "Já praticava atividades esportivas onde moro, mas esse treinamento é um diferencial. Procuro estar sempre em forma", avalia.

+ Mais Notícias