Prefeitura realiza primeiro pregão eletrônico

18/09/2019 13:22:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Maurício Porão

O procedimento gerou uma economia de aproximadamente 40% do valor previsto.

A Prefeitura de Macaé realizou o seu primeiro pregão eletrônico para aquisição de material de papelaria e gerou economia de, aproximadamente, 40% do valor previsto. O procedimento, que aconteceu na sexta-feira (13), teve a participação de 30 empresas de várias partes do Estado e do país.

Segundo o procurador Adjunto de Licitações, Jean Vieira, a nova modalidade tem como objetivo reforçar a transparência e economicidade. Das 30 empresas participantes, 16 ganharam a licitação, cujo objeto englobava 60 itens. “Estávamos prevendo um custo de R$ 563.023,74 (quinhentos e sessenta e três mil, vinte e três reais e setenta e quatro centavos), mas com o pregão eletrônico, o valor da compra ficou em R$ 343.516,00 (trezentos e quarenta e três mil e quinhentos e dezesseis reais)”, frisou, acrescentando que o procedimento se encontra em fase de julgamento de habilitação.

O procurador falou ainda, que o percentual na economia do pregão eletrônico foi quase o dobro da modalidade presencial, que ficou em torno de 22% em 2018 e aproximadamente 25% em 2019.

Ele ressaltou que município aderiu ao sistema do "Comprasnet", o mesmo utilizado pelos Governos Federal, Estadual e Tribunal de Contas do Estado (TCE), considerado um dos melhores do país. “Todo o processo foi amplamente divulgado para que as empresas se cadastrassem no Comprasnet”, disse Jean.

O procurador Adjunto de Licitações lembrou que o município continua realizando licitações na modalidade presencial, mas que a tendência é diminuir. E dentro desta perspectiva de transparência, a Coordenadoria Geral de Licitações iniciará nos próximos dias a transmissão ao vivo de todas as sessões públicas licitatórias. “Todo cidadão, de qualquer lugar do mundo poderá assistir as sessões licitatórias do município”.

Para obter os editais do pregão eletrônico, as empresas devem acessar o Portal da Transparência do município.