Procon Macaé resolve 82% das queixas do consumidor

03/01/2019 11:31:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: João Barreto / arquivo SECOM

Em 2018, órgão realizou 10.681 atendimentos

Dos 10.681 atendimentos prestados pelo Procon Macaé em 2018, 82,3% foram resolvidos. A informação é do procurador Adjunto, Carlos Fioretti, que pontuou a importância do consumidor permanecer atento quanto aos seus direitos. Foram 1.890 audiências de conciliação.

A maior parte dos atendimentos se refere a serviços essenciais como energia elétrica, telefonia, água, esgoto e gás, com 38,05%. Assuntos financeiros ocupam 28,29%; produtos somam 17,63% das reclamações e serviços privados totalizam 13,46%.

Entre os consumidores que procuraram o Procon no ano passado, 54,34% são mulheres e 45,66% são homens. A faixa etária que mais solicita os serviços é de 31 a 40 anos, com 20,95% da procura; seguida de 41 a 50 anos com 19,92%; de 51 a 60 anos com 19,21%; de 61 a 70 anos com 16,99% e acima de 70 anos com 8,06%. Menores de 20 anos ocupam apenas 1,48% da parcela de consumidores.

O Procon funciona no Centro Administrativo Luís Osório (Cealo), Avenida Presidente Feliciano Sodré, Centro, 466, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou nos pontos de atendimento da Barra, Córrego do Ouro e Sana. Telefones: 2759-0801 e 2765-8700, e-mail: procon@macae.rj.gov.br.

Enel lidera o ranking de reclamações

A Enel Brasil S/A liderou o ranking de reclamações em 2018, seguida, por ordem, da Vivo, Claro, Telemar Norte Leste, Banco Bradescard, Via Varejo (Casas Bahia e Ponto Frio), Tim, Banco Itaú Unibanco, BRK Ambiental, Sky Brasil Serviços, Oi, Banco Itaucard, Embratel Tvsat telecomunicações (claro tv, claro fixo), Banco Bradesco Cartões e Cnova Comércio eletrônico.