Ação na Veríssimo de Melo celebra Dia Nacional da Saúde

08/08/2018 15:23:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Ana Chaffin

Ação reúne programas DST/Aids, Saúde do Trabalhador, da Mulher e CCZ

Para celebrar o Dia Nacional da Saúde, comemorado no dia 5 de agosto, a Secretaria Adjunta de Atenção Básica, por meio da Gerência Vigilância em Saúde, realizou uma ação nesta quarta-feira (8) na Praça Veríssimo de Melo. A atividade reuniu os programas DST/Aids, Saúde do Trabalhador, da Mulher e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). O objetivo foi divulgar a importância do teste que detecta hepatites virais e passar informações sobre aleitamento materno, prevenção a acidentes de trabalho e combate ao mosquito Aedes aegypti. O evento contou também com a apresentação do Grupo de Teatro Arte em Saúde, para conscientizar sobre a prática de exercícios e de uma alimentação saudável.

A coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador, Monalisa Cezimbra, explicou que a equipe aproveitou a oportunidade para alertar os ambulantes que trabalham na praça sobre os riscos das fiações, iluminação não adequada e a necessidade do uso de sapatos fechados, para evitar acidentes de trabalho. "Nós distribuímos folderes explicativos sobre como evitar o câncer de pele. Mesmo no inverno os cuidados devem permanecer", contou.

A coordenadora do Programa DST/ Aids, Kátia Nascimento, destacou a divulgação feita para o teste que detecta as hepatites virais. "A avaliação é realizada no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas e deverá ser agendada de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h", detalhou.

O Programa Saúde da Mulher abordou o aleitamento materno. "Amamentar faz bem para a mãe. Além de ajudar na redução do peso e prevenir o câncer de mama, é o alimento que supre todas as necessidades do bebê até o sexto mês de vida", assinalou a enfermeira do Programa Saúde da Mulher, Simone Abugeber.

A prevenção à proliferação do Aedes aegypti foi disseminada pelo setor de Educação em Saúde do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A coordenadora Rose Costa informou que o combate deve permanecer todo o ano para evitar o vetor que transmite dengue, chicungunha e zika vírus.

Serviço


  • Programa de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador - Rua Teixeira de Gouveia, 634, Centro - Telefone: 2759-3099.

  • Programa Saúde da Mulher - Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo) - Avenida Presidente Sodré, 466,1º andar

  • Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) - Para solicitações de visitas, palestras ou esclarecimentos o cidadão poderá entrar em contato pelo telefone 0800-022-6461 e no e-mail cczmacae@yahoo.com.br.

  • Programa DST/ Aids - Rua Tenente Coronel Amado, 225, Centro.


Fotos Relacionadas