Aedes: Macaé segue com cronograma de ações

24/05/2019 17:52:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Divulgação

De janeiro a 24 de maio foram realizadas 130.353 visitas pelos agentes de endemias

O combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya vem sendo intenso pela Secretaria de Saúde de Macaé, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Estão sendo realizados mutirões por todo o município. Segundo dados consolidados de janeiro a 24 de maio, foram realizadas 130.353 visitas sendo, 129.931 domiciliares e 422 de pontos estratégicos, como borracharias, ferro-velho e cemitérios.

As atividades do CCZ incluem ainda o trabalho educativo e de conscientização. A população agora também pode fazer solicitações e denúncias pelo aplicativo do WhatsApp 99864-4073. As equipes de atendimento às solicitações realizaram, nos meses janeiro a maio, 658 atendimentos.

Os agentes de endemias fazem diariamente visitas domiciliares, com foco na eliminação dos criadouros, bloqueio de casos suspeitos. Outra medida é o controle químico com aplicação de larvicida em depósitos que não possam ser eliminados, além da pulverização com carro fumacê para eliminação do mosquito na fase adulta.

Na próxima semana o carro estará nos bairros: Barra de Macaé (27/05), Fronteira e Piracema (28/05), Águas Maravilhosas e Virgem Santa (29/05), Horto e Sol y Mar (30/05), Córrego do Ouro e Costa do Sol (31/05). Durante a aplicação do inseticida com o carro fumacê, os moradores devem abrir as portas e janelas das casas, cobrir gaiolas, aquários e alimentos. Em caso de chuva e vento forte, o cronograma será alterado.

O controle de roedores será feito nesta segunda no Jardim Franco; na terça-feira (28) na Nova Esperança; na quarta-feira (29) na Vivendas da Lagoa; na quinta-feira (30) no Lagomar e na sexta-feira (31) no Morro de São Jorge.

O reconhecimento geográfico é promovido em diversos bairros, com produção e atualização dos mapas dos bairros, numeração dos quarteirões, identificação de ruas e logradouros, quantitativo dos imóveis do município por tipo. O reconhecimento é atividade prévia e condição essencial para a programação das operações de campo, de pesquisa entomológica e tratamento químico.

O coordenador do CCZ, Flávio Paschoal, alerta para que a população seja vigilante. "Mesmo com a chegada do outono, os dias de calor seguidos de chuva são condições ideais para que o mosquito se reproduza. Por isso é importante que todos colaborem com ações de controle", disse.


Fotos Relacionadas