Animais são registrados em campanha de vacinação antirrábica

14/05/2018 15:50:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Guga Malheiros

Vacina é para prevenção da raiva em cães e gatos

A Coordenadoria Especial de Promoção da Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses (CEPSACZ) segue com a vacinação antirrábica para cães e gatos. Na primeira semana da pré-campanha foram imunizados 490 animais, sendo 400 cães e 90 gatos. Durante a ação é feita a emissão do RGA - Registro Geral do Animal, onde constam os dados do animal e do proprietário.

A campanha de vacinação antirrábica será realizada em 116 pontos na cidade e região serrana. Nesta terça-feira (15), a equipe de vacinadores estará em Laranjeiras (Santa Tereza); na quarta (16), no Imburo (mercadinho e açougue Ponto Cento); quinta-feira (17), Assentamento Maria Amália e, na sexta-feira (18), no Aterrado do Imburo.

Lançado em outubro do ano passado, o RGA é a maneira mais eficiente para identificação do animal, pois é um registro de existência. O município conseguirá manter um banco de dados com o controle de quantos bichos existem na região e o aumento anual deles, entre outros. A estratégia faz parte do Programa Municipal de Controle Populacional de Cães e Gatos da Prefeitura de Macaé.

Ao imunizar seu cão ou gato, o proprietário poderá obter o RGA, bastando apenas preencher a ficha de registro. Este ano, a meta é imunizar mais de 24 mil cães e gatos, a partir dos quatro meses de idade. A campanha segue até setembro obedecendo a um cronograma.

O programa municipal está respaldado na legislação federal que criou uma política de controle de natalidade de cães e gatos no Brasil e foi lançado em Macaé em maio do ano passado. O serviço foi ampliado para vários setores da cidade e houve a realização de 170 intervenções cirúrgicas.

De acordo com o coordenador especial de Promoção da Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses, Rafael Amorim, o RGA de cães e gatos é necessário para que possam ser elaboradas novas estratégias de controle populacional, por meio da esterilização cirúrgica (castração). “A meta é prosseguir com a política de controle de natalidade de cães e gatos em Macaé”, ressaltou.

Na opinião do supervisor geral do Programa RGA, Adilson Filho, ao operacionalizar o RGA é feito o levantamento do número de cães e gatos de todas as localidades. Além disso, há a inserção de outros dados significativos à implementação de novas ações atendendo o disposto na lei federal 13.426/2017. “Buscamos manter um banco de dados com o controle de quantos animais possuímos em Macaé, para que sejam geradas políticas públicas de promoção à saúde dos animais”, disse.

Confira aqui os locais e as datas da pré-campanha antirrábica de Macaé para poder realizar também o RGA.