Apresentação marca encerramento do Projeto Cozinha Brasil

12/07/2019 16:43:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Divulgação

Objetivo foi propagar de forma divertida e dinâmica os cuidados no combate ao mosquito

Nesta sexta-feira (12), aconteceu o encerramento do Projeto Cozinha Brasil. Na ocasião, o Grupo de Teatro Arte em Saúde (Grutas), apresentou o Cordel do Aedes aegypty. O objetivo é propagar de forma divertida e dinâmica os cuidados no combate ao mosquito para diferentes públicos. Passaram pelo projeto, instalado na Praça Washington Luiz, Centro, no fim de junho, cerca de 300 alunos.

A ação realizada hoje pela equipe do Núcleo de Educação em Saúde Permanente, da Secretaria de Saúde, faz parte da campanha de conscientização da população no combate ao Aedes, que segue constante em todo o município com diferentes atividades. São realizados ao longo do ano, mutirões de orientação com palestras e combate com eliminação de depósitos como latas, garrafas, potes, copos descartáveis e outros, bem como proteção dos servíveis. Na próxima semana os agentes estarão realizando o trabalho de Reconhecimento Geográfico, com produção e atualização dos mapas dos bairros, numeração dos quarteirões identificação de ruas e quantitativos dos imóveis por tipo.

Está na programação também o bloqueio com carro de fumacê, visitas domiciliares setorizadas, aplicação de inseticida com a bomba costal para a eliminação do mosquito adulto. O carro fumacê estará nos bairros Virgem Santa (15/07), Imboassica (16/07), Malvinas (17/07), Nova Malvinas (18/07) e Piracema (19/07).

O coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Flávio Paschoal, orienta os moradores para que recebam os agentes de endemias que atuam no combate ao Aedes. A população também pode colaborar mantendo suas casas sem criadouros e materiais que possam acumular água."Mesmo com as temperaturas um poucos mais baixas, é preciso ficar atendo pois os ovos do mosquito podem resistir em locais secos por mais de 400 dias, até a próxima chuva para eclodirem", alertou Flávio.

A equipe também faz o controle de roedores onde é verificada a existência de tocas e a instalação de iscas (raticida), que são colocadas de forma adequada, sem riscos para o homem ou para outros animais. Os agentes de endemias estarão na próxima semana nos bairros Piracema (15/07), Visconde de Araújo (16/07), Lagomar (17/07), Nova Esperança (18/07) e Miramar (19/07).

Cozinha Brasil - Criado em 2004, o Cozinha Brasil é uma iniciativa do SESI. O projeto consiste em cursos que ensinam o preparo de alimentos saborosos e nutritivos a baixo custo, sem desperdícios e respeitando as diferenças regionais e de estações. Durante as oficinas, gratuitas, os participantes aprendem receitas que aproveitam o máximo dos alimentos. Tudo isso, mantendo o sabor e os nutrientes. Também são abordados temas como Diabetes, Hipertensão e Obesidade. A proposta é incentivar a melhoria da qualidade de vida a partir da alimentação saudável. O projeto acontece em parceria entre a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional (Cetep), da Educação; Projeto Centro de Esporte e Educação, Firjan SESI e a Petrobras.


Fotos Relacionadas