Prefeitura Municipal de Macaé

Secretaria de Saúde

"Boas práticas e manipulação de alimentos" é tema de capacitação

2017-05-18 14:01:00 - Jornalista: Liliane Barboza
Compartilhe:  
Foto de pessoas no curso de capacitação
Foto: João Barreto
A capacitação é destinada a ambulantes que tiram licença

Ambulantes que estão renovando ou tirando licença para comercializar seus produtos, no município, participaram, na manhã desta quinta-feira (18), no auditório da Cidade Universitária, da capacitação: "Boas Práticas e Manipulação de Alimentos" promovida pela Coordenadoria Especial de Vigilância Sanitária (Covisa). O evento teve duração de duas horas.

De acordo com informações do responsável pelo setor de alimentos da Covisa, Alexsandro Oliveira, esse é o nono curso realizado e tem como objetivo principal orientar os ambulantes para trabalharem adequadamente com alimentação seguindo as normas estabelecidas pela lei.

- Nós orientamos sobre os padrões de segurança alimentar, alertamos à importância de manter as instalações onde são preparados os alimentos adequadamente higienizados e como evitar contaminação - , explicou.

Ele acrescentou, ainda, que nas inspeções realizadas pelos fiscais da Coordenadoria Especial de Vigilância Sanitária, os principais problemas detectados são com relação a contaminação cruzada, ou seja, que mistura alimentos crus e cozidos.

- Outros fatores observados nas inspeções são as instalações e os equipamentos que, nem sempre, são adequados para preparar os alimentos e ainda a falta de conservação desses produtos que serão comercializados - , informou.

Para a ambulante Verônica Silva, que comercializa açaí há oito anos, é importante participar das capacitações. "Fico atenta às dicas, pois é sempre bom trabalhar de forma correta", afirmou.

Já Daiana Mello, que está tirando sua licença pela primeira vez para vender seus pastéis, o conhecimento adquirido na capacitação chama a atenção da necessidade de ter sempre cuidado com o preparo dos alimentos. "Com o dia a dia a gente deixa de prestar a atenção em certos detalhes que devem ser lembrados. O passo a passo na manipulação dos alimentos ensinados aqui são muito importantes", destacou.

A capacitação foi ministrada pela fiscal sanitária da Coordenadoria Especial de Vigilância Sanitária, Meire Gervásio, e contou com a participação de 62 ambulantes. Ao todo, já foram contempladas 700 pessoas com o curso de "Boas práticas e manipulação de alimentos".

Informações, dúvidas, sugestões e reclamações entrar em contato pelo telefone: (22) 2762-0935, email: visa@macae.rj.gov.br ou na sede da Covisa, localizada na Rua José de Aguiar Franco, 2150, Costa do Sol, Macaé/RJ.

+ Mais Notícias
Busca

Destaque