Boletim detalha perfil dos pacientes com coronavírus em Macaé

27/05/2020 15:45:00 - Jornalista: Equipe Secom

O Centro de Triagem funciona 24h no antigo Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas

O sétimo Boletim Coronavírus Covid-19 foi divulgado pela Prefeitura de Macaé nesta terça-feira (dia 26 de maio). O relatório contém informações sobre o perfil dos pacientes infectados. Gráficos e dados identificam o número de casos por faixa etária, gênero, sintomas, doenças pré-existentes e bairros, entre outros detalhes.

O documento foi baseado em informações do Sistema de Informações de Vigilância Epidemiológica (Sivep) e do Centro de Triagem do Paciente com Coronavírus (CTC), que funciona em Macaé desde o dia dia 18 de março - com atendimento 24 horas no antigo Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, no Centro.

O coeficiente de incidência no Brasil da Covid-19 é de 1.719 para grupo de um milhão de habitantes. No Estado do Rio de Janeiro, a taxa é de 2.303. Em Macaé chegou a 1.858, número já configurado como estado de atenção de acordo com os parâmetros adotados pelo Ministério da Saúde.

Há mais casos de Covid-19 em Macaé em pessoas com idade entre 30 a 49 anos (58% do total). Dos casos confirmados de coronavírus no município, 52% são homens. Em relação a mortes, o percentual entre pessoas do sexo masculino e feminino é igual. A faixa etária mais atingida por óbitos é acima dos 80 anos.

Principais sintomas: tosse, febre e desconforto respiratório

De acordo com a pesquisa, os principais sintomas apresentados pelos pacientes, por ordem de identificação, continuam sendo: tosse, febre, desconforto respiratório, dor de garganta, dispneia (falta de ar) e nível de saturação de oxigênio inferior a 95%.

As maiores comorbidades (doenças que predispõem ao desenvolvimento de outras) são doença cardiovascular, diabetes, pneumopatia crônica (doença que afeta os pulmões), asma, imunodeficiência (incapacidade do sistema imunológico de estabelecer uma imunidade efetiva), doença renal crônica e obesidade.

Os bairros com mais casos notificados de Covid-19 são Parque Aeroporto, Bairro da Glória, Lagomar, Aroeira e Riviera Fluminense. Quando é levada em consideração a taxa de incidência (cálculo entre o número de notificações e a população estimada do local), a ordem é: Barreto, Vale Encantado, Imboassica, Virgem Santa e Lagoa.