Caminhada marca Dia Nacional de Controle do Tabagismo

29/08/2017 16:20:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Ana Chaffin

Programa estimula hábitos mais saudáveis, como a caminhada

Para comemorar o Dia Nacional de Controle do Tabagismo, a equipe da Área Técnica de Prevenção e Controle do Tabagismo (ATPCT) participou de uma caminhada que saiu da Casa de Convivência e seguiu até a Praia da Imbetiba, na manhã desta terça-feira (29). O objetivo foi estimular os usuários do serviço e seus familiares à iniciativa de hábitos mais saudáveis.

"Buscamos sensibilizar e mobilizar a população sobre esse marco que é o dia 29", afirmou a coordenadora e psicóloga da ATPCT, Solange Vieira. O tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo mundo.

A fisioterapeuta Patrícia Zaneli participou da caminhada e conta que está há um ano, cinco meses e quatro dias sem fumar. "É outra qualidade de vida. Decidi parar quando quis engravidar. Mudei para Macaé, fiquei sabendo do projeto e passei a participar das reuniões. Hoje não só eu, mas também o pai da minha filha parou de fumar", afirmou Patrícia, que levou sua filha de nove meses à caminhada.

Foram realizadas atividades de alongamento, roda de conversa e um piquenique de encerramento da ação. "Fiz questão de participar, quero incentivar outras pessoas. Durante 42 anos fui fumante, até decidir que não queria mais. Hoje estou muito melhor, mais saudável," afirmou Maria Nunes, que começou a participar do programa com uma amiga e está há oito meses sem cigarro.

A ATPCT funciona na Casa de Convivência, localizada na Rua Visconde de Quissamã, 482, Centro. Os atendimentos são de segunda a quinta-feira das 7 às 19h. Os interessados podem entrar em contato também pelo telefone 2762-0413 ou pelo e-mail tabagismo.macae@yahoo.com.br.


Fotos Relacionadas