Campanha de prevenção marca Dia Mundial do Rim

14/03/2019 17:58:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: João Barreto

A importância dos cuidados preventivos foram ressaltados em ação no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas

Nesta quinta-feira (14) é lembrado o Dia Mundial do Rim, que esse ano traz como tema: "Saúde dos Rins para Todos". Em Macaé, equipe de alunos e professores de Nefrologia, da Universidade Federal Fluminense (UFRJ), Campus Macaé, em parceria com o Programa de Diálise da prefeitura, realizaram uma campanha de prevenção no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas. Na oportunidade, foram ministradas orientações, recomendações e distribuição de folhetos explicativos. A ação contou com o apoio da Sociedade Brasileira de Nefrologia.

A médica nefrologista e responsável pela campanha, Cláudia Gusmão, explicou a importância da prevenção no combate à doença renal. "É fundamental que a população procure regularmente o médico. Exames de urina simples e também o de sangue são necessários, anualmente. Basta o cidadão procurar um posto de saúde mais próximo de sua residência e, no caso de alteração nos exames, será realizado o encaminhamento ao especialista", destacou Cláudia.

A campanha contou com uma equipe multidisciplinar, com assistente social, psicólogo, nutricionista e alunos do último ano de nefrologia da UFRJ.

Cláudia ainda lembra a principal função dos rins é filtrar o sangue para controlar a quantidade de água e de sal no corpo, eliminar toxinas, ajudar a controlar a hipertensão arterial e produzir hormônios que impedem a anemia e a descalcificação óssea, além de eliminar medicamentos e outras substâncias ingeridas. "Justamente por acumularem todas essas funções é fundamental manter a saúde dos órgãos", frisa.

Atualmente, o Programa de Diálise da cidade atende 230 pacientes. Um deles é Roni Mauro. Com 17 anos, Roni perdeu os pâncreas e ficou diabético. Aos 29, perdeu o rim e teve que fazer hemodiálise na clínica de diálise do município. "Precisei fazer um transplante de rim, amputar as pernas por causa da diabetes, além de uma série de complicações. A minha dica e minha mensagem para toda população é a prevenção. Cuide do seu corpo. Alimente-se bem. Tenha uma vida mais saudável", ressaltou Roni.

Para prevenção, uma das principais dicas é adotar uma dieta menos salgada, explica a nefrologista. "Usar menos sal e controlar a pressão arterial; seguir uma dieta balanceada; reduzir o consumo de açúcar, realizar exames regularmente, praticar exercícios físicos e manter o corpo hidratado são essenciais para manter os rins saudáveis", conclui, alertando ainda para o uso indiscriminado de anti-inflamatórios, que podem causar insuficiência renal.


Fotos Relacionadas