casa da vacina amplia horario de funcionamento

09/01/2019 12:01:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Maurício Porão

Atendimento no local é sem interrupção, das 7 às 17h30

A Casa da Vacina começou a funcionar nesta semana sem interrupção para almoço, das 7h às 17h30. O local é responsável por uma média de atendimento diário de 150 crianças, adultos e idosos, com 19 tipos de vacina. O espaço reforça a orientação da Secretaria de Saúde para que a população mantenha o cartão de vacinação sempre atualizado como fator importante na prevenção de doenças.

As pessoas que forem viajar para áreas de risco para a febre amarela, ou locais de mata e cachoeiras, devem se vacinar contra a doença. A gerente do Programa de Imunização, Luciana Santos, lembra que a vacina faz parte do calendário permanente e deve ser tomada aos nove meses de idade. A imunização pode ser feita na unidade de saúde mais próxima da residência, não sendo recomendada para gestantes, lactantes de crianças com até seis meses e nem para quem tem mais de 60 anos. Neste último caso, o médico deverá avaliar o benefício e o risco da vacinação.

Em 2017, o município fez uma intensa campanha, com aplicação de 192 mil doses contra a doença, e em 2018, foram 14.743. "As pessoas devem tomar a dose pelo menos dez dias antes da viagem", explicou Luciana.

Vacinação deve estar em dia

A dona de casa Elaine Leão Sanches destacou a importância da vacinação e está aproveitando as férias para imunizar os filhos. "Sempre levo meus filhos para atualizar a caderneta. A vacina previne contra várias doenças e a saúde dos filhos é o mais importante para os pais", frisou.

O pequeno João Miguel, de um ano, recebeu as vacinas tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), meningocócica C e pneumocócica 10. Já o irmão de dez anos contra tétano.

O Calendário Nacional de Vacinação contempla não só as crianças, mas também adolescentes, adultos, idosos e gestantes. No total, são disponibilizadas na rotina de imunização 19 vacinas cuja proteção inicia ainda nos recém-nascidos, podendo se estender por toda a vida.

A Casa da Vacina funciona na Rua Antero Perlingeiro, 76, Centro.


Fotos Relacionadas