CCZ: prossegue ação de combate ao Aedes

16/09/2019 12:10:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Rui Porto Filho - Arquivo Secom

Agentes de endemias realizam visitas domiciliares com foco na eliminação dos criadouros

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde de Macaé, segue com as ações de combate ao Aedes aegypti em vários pontos do município. As equipes são divididas por setores e atuam nos bairros.

Os agentes de endemias fazem, diariamente, visitas domiciliares, com foco na eliminação dos criadouros e bloqueio de casos suspeitos. Outra medida é o controle químico com aplicação de larvicida em depósitos que não podem ser eliminados, além da pulverização com carro fumacê.

O trabalho também é feito em pontos estratégicos como borracharias, ferros-velhos, empresas, cemitérios, entre outros. Nesta semana os trabalhos serão realizados nos bairros Virgem Santa, Barra de Macaé, São José do Barreto, Lagomar, Nossa Senhora da Glória e Novo Cavaleiros.

Além do combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, a equipe atua no bloqueio químico do mosquito Culex (pernilongo) e no controle de roedores. O trabalho de desratização é feito em locais públicos e visa impedir o crescimento da população de roedores. Nesta segunda-feira (16), os agentes estão atuando no Centro, na terça (17), Cajueiros, quarta (18), Barra de Macaé, quinta (19) Lagomar e sexta-feira (20), Aroeira.

Além da colocação de inseticida nos bueiros e tocas, os agentes orientam os moradores sobre o descarte correto de restos de alimentos e que mantenham o lixo fechado. Após a colocação das iscas, a equipe volta ao local dentro de 10 dias para verificar a presença ou não de roedores.

As atividades do CCZ incluem, ainda, o trabalho educativo e de conscientização. O coordenador do CCZ, Flávio Paschoal, lembra que a população deve manter a prevenção contra o Aedes. “É fundamental o envolvimento da população no cuidado com suas casas e é preciso que os moradores fiquem atentos às orientações feitas pelos agentes de endemias, vistoriando os pratinhos de planta, garrafas, e qualquer outro objeto que possa acumular água parada", disse.